Ex-tenista James Blake detido violentamente por engano em Nova Iorque

Terá sido confundido com alguém envolvido na compra fraudulenta de telemóveis. “É claro que há uma questão de raça”, disse

Foto
James Blake no Open do Estoril, em 2009, onde foi finalista derrotado FRANCISCO LEONG/AFP

O antigo tenista profissional norte-americano James Blake foi atirado para o chão, algemado e detido durante cerca de 15 minutos em Nova Iorque, até a polícia perceber que tinha interceptado o homem errado.

Blake foi abordado por cinco polícias brancos à paisana quando esperava, à porta de um hotel de Manhattan, um carro para o levar ao Open de ténis dos EUA – disse o antigo número quatro do ranking mundial ao jornal New York Daily News.

“Na minha cabeça é claro que há uma questão de raça que explica a detenção, mas pouco importam as razões, ninguém tem o direito de fazer isto a outra pessoa”, disse o ex-tenista, que sofreu um golpe e ficou com hematomas. "Para mim, é uso desnecessário da força, não importa a minha raça. Eu estava ali parado, não estava a correr",a firmou o tenista, que chegou a número 4 do ranking mundial.

A polícia disse que Blake - de 35 anos, terminou a carreira em 2013 - foi erradamente identificado por uma testemunha como estando envolvido num rede de compras de telemóveis com cartões de crédito falsos e que vai investigar as queixas de uso excessivo da força.

O polícia que o o atirou ao chão e o deteve não lhe pediu desculpas, sublinha o Guardian. O Departamento de Policia de Nova Iorque simplesmente divulgou um comunicado. "Hoje James Blake foi detido pela polícia em relação com uma investigação que está a decorrer (...), ao ser identificado de forma errónea por uma testemunha que está a cooperar com a justiça. Logo que foi identificado de forma correcta e se percebeu que não tinha nada a ver com a investigação, foi libertado. Quanto ao uso indevido de força, o comissário da polícia pediu ao gabinete de assuntos internos que investigue."

Sugerir correcção
Ler 1 comentários