Valter Hugo Mãe, Peixoto, Ondjaki e Pepetela entre semifinalistas no Prémio Oceanos

O anúncio dos 12 livros finalistas candidatos ao prémio está previsto para o mês de Novembro.

Foto
Valter Hugo Mãe quando recebeu o Grande Prémio Portugal Telecom dr

Os escritores portugueses Valter Hugo Mãe e José Luís Peixoto, os angolanos Pepetela e Ondjaki e o brasileiro Chico Buarque estão entre os 63 autores semifinalistas no Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, divulgou esta quinta-feira a organização.

O galardão, que substitui a partir deste ano o Prémio Portugal Telecom, é co-organizado pelo Itaú Cultural e tem como curadora a produtora cultural brasileira Selma Caetano. Valter Hugo Mãe e Chico Buarque estão entre os vencedores do antigo prémio, em 2012 e 2010, respectivamente.

Outro escritor português que estava inscrito no prémio, Afonso Cruz não teve a sua obra Jesus Cristo bebia cerveja, da Alfaguara, seleccionada nesta fase.

O escritor Pepetela está a concorrer com o livro O tímido e as mulheres, publicado no Brasil pela Leya, e Ondjaki, com O céu não sabe dançar sozinho, da editora Língua Geral. Valter Hugo Mãe está inscrito com A desumanização, da Cosac Naify. E José Luís Peixoto com Dentro do segredo: uma viagem pela Coreia do Norte, relato de viagem (Companhia das Letras).

Entre os brasileiros, Chico Buarque concorre com O irmão alemão, da Companhia das Letras. Além dele, destacam-se Cristovão Tezza com O Professor, da Record; Luiz Ruffato, inscrito com Flores Artificiais, da Companhia das Letras, e o historiador Boris Fausto, com O brilho do bronze: um diário, da Cosac Naify.

O total de obras inscritas na primeira fase do galardão foi de 664, sendo a poesia com mais concorrentes, 252 livros, seguida do romance, com 172, contos, 102, e crónicas, 32, todos publicados no Brasil, em sua primeira edição, em 2014.

Este ano o prémio não se dividirá em categorias, mas será entregue aos quatro primeiros colocados, que receberão, respectivamente, 100 mil reais (28.600 mil euros), 60 mil reais (17.200 euros), 40 mil reais (11.400 euros) e 30 mil reais (8.500 euros).

O anúncio dos 12 livros finalistas, candidatos ao prémio, está previsto para o mês de Novembro, para que os quatro vencedores sejam conhecidos em Dezembro, em cerimónia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Sugerir correcção
Comentar