Visitas virtuais ao Castelo de Almourol no Google Street View

Fotografias panorâmicas do Castelo de Almourol vão estar disponíveis online

Fotogaleria
Pérsio Basso
Fotogaleria
Pérsio Basso

Uma mochila que pesava trinta quilos, quinze objectivas, baterias e um disco para armazenamento de dados. Foi assim que um técnico da empresa americana Google partiu à descoberta do Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e o fotografou. As imagens vão ser divulgadas online, no Google Street View, nos próximos meses..

A visita virtual vai começar “no Cais d’El Rei, em Tancos, rio acima, de barco até à ilha de Almourol, onde se ergue, majestoso, o castelo templário”, refere a autarquia em comunicado.

O Castelo de Almourol é um dos ícones do património português. Repleto de misticismo e associado a lendas, o monumento evoca os primórdios do Reino de Portugal e a Ordem dos Templários. O município de Vila Nova da Barquinha está confiante que a divulgação de fotografias do castelo no Google poderá “dar um contributo para o aumento do fluxo turístico e consequente dinamização da economia local”.

No Google Street View estão já disponíveis outros monumentos do país, como o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, o Mosteiro dos Jerónimos e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, e o Castelo de Guimarães, na cidade “onde nasceu Portugal”.

O projecto consiste em autênticas viagens virtuais e vistas panorâmicas por importantes locais do mundo, maravilhas naturais, monumentos, museus, estádios, restaurantes e até empresas, com imagens de 360 graus no Google Maps. Lançado em 2007, expandiu-se pelo mundo: sete Continentes, mais de sessenta e cinco países e mais de 7 milhões de milhas percorridas.

As imagens capturadas são feitas de diversas formas. Normalmente são tiradas de carro, mas há também registos a pé, de barco, de bicicleta, em cima de um camelo ou com um aparelho debaixo de água.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar