Arouca Film Festival com 50 filmes a concurso e preocupação de descentralizar cultura

Festival decorre de sexta-feira a domingo. Aposta numa "descentralização da cultura" esperando criar em Arouca um "espaço alternativo ao circuito comercial"

A 13.ª edição do Arouca Film Festival, que decorre de sexta-feira a domingo, terá em competição 50 filmes de vários países, apostando no que a organização encara como "descentralização da cultura" num território "afastado dos grandes centros urbanos".

O director do festival, João Rita, declarou que o Arouca Film se vem afirmando como "um dos eventos emergentes no panorama do cinema e das artes visuais em Portugal", na medida em que aposta "numa descentralização da cultura e num acesso livre e mais facilitado a conteúdos de elevadíssimo valor artístico". Realçando que se trata de obras "a que o grande público dificilmente conseguiria aceder fora do circuito dos festivais de cinema", o director Arouca Film acrescentou que o objectivo do certame é criar "em Arouca — uma região deveras afastada dos grandes centros urbanos — um espaço alternativo ao circuito comercial".

O evento conta, para isso, com a estrutura do Cineclube de Arouca, empenhada em "estimular a criação de novos projectos cinematográficos e em colmatar a falta de apoios respeitantes à promoção e divulgação do cinema". É por esse esforço que João Rita defende que o evento reflecte "uma vivacidade extrema, mantendo o seu espírito de inovação apesar das muitas dificuldades financeiras que assolam o sector".

Os três dias do Arouca Film Festival de 2015 vão assim abranger "várias sessões competitivas de altíssima qualidade", em que os espectadores poderão apreciar obras em géneros como a ficção, o documentário, a animação, o videoclipe e o experimental — sempre com especial enfoque nas curtas-metragens.

O programa do evento também integra, contudo, o Jantar dos Realizadores, vocacionado para "a partilha de contactos entre os directores presentes", e uma oficina de animação sobre brinquedos ópticos, dirigida ao público infantil. "Workshops", concertos, performances de dança e um passeio pedestre são outras das actividades que constam do programa do festival.

Sugerir correcção
Comentar