Aplicação criada em Coimbra permite que telemóvel detecte emoções do utilizador

"App" promove caminhadas e exercício físico. Projecto, ainda em fase de protótipo, valeu a David Nunes o prémio Jovem Investigador, atribuído recentemente na Alemanha

David Nunes tem 27 anos DR
Fotogaleria
David Nunes tem 27 anos DR
Pixabay
Fotogaleria
Pixabay

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma aplicação que permite que o telemóvel identifique o estado de espírito dos seus utilizadores.

Denominada Happy Hour, a aplicação, que já está em fase de protótipo, permite que o telemóvel não só identifique "o estado de espírito dos seus utilizadores", como também seleccione e apresente "informação, em tempo real, sobre os espaços verdes de interesse mais próximos (como parques ou jardins)", afirma a UC, numa nota divulgada esta quarta-feira. A aplicação promove, assim, "caminhadas e exercício físico como forma de melhorar a situação emocional de quem a utiliza", acrescenta a UC.

A Happy Hour foi criada para o sistema operacional Android por uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, coordenada por Jorge Sá Silva. A originalidade do projecto "Happy Hour - Improving Mood With An Emotionally Aware Application" valeu a David Nunes, de 27 anos, o prémio Jovem Investigador ("Young Scientist Award") na Conferência Internacional IEEE-I4CS - Inovação para Serviços Comunitários, que decorreu recentemente na Alemanha, destaca a UC.

O objectivo do desenvolvimento desta revolucionária "app", que se enquadra na promissora área da Internet das Coisas, é "mudar o paradigma", afirma David Nunes. "As tecnologias devem compreender o ser humano e adaptar-se às suas necessidades e desejos" e embora seja "um desafio de enorme complexidade, o futuro passa por aqui", sustenta David Nunes. "Esta tecnologia resulta de quatro anos de investigação e passou por várias etapas. Primeiro, a equipa reuniu um conjunto de tecnologias e informação (camisola inteligente, telemóvel, informação sobre o estado do tempo, etc.) que lhe permitisse obter e processar toda a informação essencial para desenhar a aplicação".

A partir daqui, os investigadores utilizaram um algoritmo de aprendizagem para avaliar quatro estados emocionais pré-definidos: euforia, aborrecimento, calma e ansiedade. A aplicação, que actualiza o estado emocional de hora a hora e envia para correcção e validação do utilizador, socorre-se igualmente de sensores do telemóvel para identificar, localizar e perceber o ambiente onde indivíduo está inserido.

Sugerir correcção
Comentar