Centro Operacional do 112 no Norte custou oito milhões e servirá nove distritos

Obras começam este mês e o centro ficará no Porto. Ministra sublinha que o novo equipamento significará "melhor atendimento às pessoas".

Foto
Anabela Rodrigues na cerimónia desta terça-feira no Porto Diogo Baptista

O Centro Operacional do Norte do 112, que vai servir nove distritos a norte de Coimbra, estará pronto no final do primeiro semestre de 2016, snum investimento total de cerca de oito milhões de euros, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI). O investimento, que conta com o apoio de fundos europeus, ocorre depois de um concurso público internacional aprovado pelo Tribunal de Contas.

Aquele centro ficará instalado na Rua Júlio Dinis, no Porto, e as obras começam já no decorrer deste mês. A assinatura do contrato de arrendamento do edifício, onde funcionará o centro, ocorreu na manhã desta terça-feira no Comando da PSP do Porto, onde esteve a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues e responsáveis da Estamo, empresa pública gestora de participações imobiliárias do Estado.

Este equipamento possibilitará o uso de tecnologia mais robusta e mais eficaz. “A sua entrada em funcionamento garantirá a redundância com o Centro Operacional do Sul e representa a conclusão do projecto 112.pt, que irá dotar o serviço 112 de uma infra-estrutura tecnológica mais robusta, baseada nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, e permitir uma maior eficiência operacional e melhor serviço, bem como uma mais eficaz alocação de meios”, adiantou o MAI em comunicado.

O Centro Operacional do Sul do 112 começou a funcionar já em Julho de 2009 e serve os distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Faro, Beja, Castelo Branco e Leiria.

Durante a cerimónia, a ministra Anabela Rodrigues considerou que o projecto relativo ao Norte é "um marco no melhoramento da prestação de socorro das pessoas" que “vai significar melhor atendimento às pessoas”. Para a governante, “é evidente que vai haver ganhos porque aquilo que era o atendimento no Norte repartido por nove centros, vai passar a ser um centro operacional de atendimento que congrega todos esses centros desmultiplicados”.

O Centro Operacional do Norte garantirá, segundo a tutela, “a necessária redundância em relação ao Centro Operacional do Sul, permitindo a comutação entre os dois centros em caso de falha de qualquer um dos sistemas” e a “integração dos actuais equipamentos de atendimento” dos “distritos de Lisboa e Setúbal no Centro Operacional do Sul”.

A assinatura do contrato de arrendamento contou com um rápido discurso da governante seguido de um longa pausa para café no comando da PSP do Porto onde se juntaram os responsáveis já presentes na cerimónia, entre eles, a inspectora-geral da Administração Interna, Margarida Blasco, o director nacional da PSP, Luís Farinha, o comandante da PSP do Porto, Miguel Mendes, o secretário-geral do MAI, Carlos Palma, e o presidente da Estamo, Francisco Cal.

A cerimónia serviu ainda para assinar um contrato de arrendamento entre a PSP e Estamo para a instalação de alguns serviços do Comando da PSP do Porto no mesmo edifício onde ficará o Centro Operacional do Norte.

 

Sugerir correcção
Comentar