Juntos, Laurel e Howie lutaram contra o cancro

Nancy Borowick
Fotogaleria
Nancy Borowick

"Só começas a compreender o que significa viver quando és confrontado com a tua própria mortalidade. Ninguém quer falar da morte. Sabemos que anda por aí, que temos de enfrentá-la um dia, mas escolhemos ignorá-la até sermos forçados a confrontá-la. A minha família teve de falar da morte." Laurel Borowich, a mãe da fotógrafa Nancy Borowick, soube pela primeira vez que tinha cancro da mama em 1997. Sobreviveu e manteve-se saudável até 2009, quando o tumor tornou a aparecer. Após tratamento e remissão do tumor, tornou a incidir em 2011, desta vez forte e implacável.

Howie Borowick, pai de Nancy, foi um homem saudável até Dezembro de 2012, quando lhe foi diagnosticado um cancro do pâncreas. Howie e Laurel lutaram juntos e em simultâneo contra a doença que ameaçava as suas vidas. Em entrevista ao P3, Nancy explicou: "Comecei esta série de fotografias porque queria passar o máximo de tempo possível com os meus pais. Eu conhecia a realidade do cancro. Sabia que o tempo era limitado e não queria perder um segundo. A minha câmara transformou-se numa ferramenta que me protegia emocionalmente, talvez, da realidade da situação e permitiu-me estar presente da forma que eles precisavam. Também queria captar a sua essência, o seu amor, a sua força e a sua capacidade de focar-se nas coisas boas da vida." Howie faleceu quase um ano antes de Laurel. "O meu pai amava tanto a minha mãe que faria qualquer coisa por ela. Tiveram os seus problemas durante o casamento, como qualquer outro casal, mas ultrapassaram-nos. As pessoas que amas vivem dentro de ti e isso está gravado na pessoa que tu és. Eu terei sempre o meu pai e os seus passos de dança e o riso da minha mãe. Ele não queria deixá-la sozinha, mas tinha medo de estar cá sem ela."

Os pais de Nancy confiaram que contasse a sua história na esperança de que pudesse tocar as pessoas. "Ajudou-os, de certa forma, e por isso valeu a pena. Ambos viveram o suficiente para compreender o enorme impacto que o projecto teve e sei que isso teve significado para eles." É possível ouvir Nancy e compreender melhor a sua experiência através do vídeo do projecto. Cancer Family, Ongoing já foi publicado no Lens Blog, na Time, entre outros, e está actualmente em exposição no festival internacional de fotografia Visa Pour L'Image, em Perpignan, França. 

 

Esta série valeu à fotógrafa o segundo lugar no World Press Photo, na categoria de projecto a longo prazo. 

Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick
Nancy Borowick