A Escócia vai crescendo, a França ganhando

Um ensaio na parte final de Nakaitaci garantiu aos franceses, no Stade de France, uma vitória contra os escoceses, por 19-16,

No último jogo de preparação para França e Escócia antes do início do Mundial 2015, franceses e escoceses confirmaram a tendência das últimas partidas. Num duelo com indisciplina q.b. e um ensaio para cada lado, os gauleses, apesar da vitória, por 19-16, não deslumbraram, enquanto nos britânicos ficou claro que o trabalho de Vern Cotter está a produzir bons resultados.

No Stade de France, em Saint-Denis, num jogo sem vislumbre de dinamismo nos três-quartos, a partida acabou por ter pouca qualidade. Na primeira parte, os escoceses conseguiram dominar, sem no entanto alcançarem mais que três penalidades, que Greig Laidlaw converteu.

A equipa comandada por Cotter falhou quatro alinhamentos de introdução própria, comprometendo num capítulo de jogo onde normalmente não fraquejam, mas em compensação, continuaram a somar pontos na mêlée. A França mostrou-se num ensaio invalidado pelo árbitro Inglês Wayne Barnes a Wesley Fofana, por passe para a frente de Bastareaud.

Foto

Ao intervalo, a vantagem mínima escocesa, por 9-6, demonstrava o pouco que tinha acontecido.

Foto

Na segunda parte, França surgiu determinada a mudar os acontecimentos, baseando-se no entanto muito nos contra-ataques, departamento onde o inevitável Yohann Huget somou pontos. Michalak empatou o jogo e Spedding colocou a França na frente.

Por pouco tempo, porque de um chip-kick de Laidlaw, Tommy Seymour fez toque de meta da Escócia, por volta da hora de jogo, mas a pressão francesa nos últimos vinte minutos foi determinante para o resultado final.

Apesar de os escoceses cometerem muitos erros não forçados, a sua coesão defensiva e uma boa condição física mantiveram a incerteza no marcador até final, mas o ensaio do ponta francês Noa Nakaitaci numa altura em que David Denton tinha sido excluído por 10 minutos, garantiu a vitória ao “XV de France”.

França: 15 Scott Spedding, 14 Yoann Huget, 13 Mathieu Bastareaud, 12 Wesley Fofana, 11 Noa Nakaitaci, 10 Frédéric Michalak, 9 Sébastien Tillous-Borde, 8 Louis Picamoles, 7 Damien Chouly, 6 Thierry Dusautoir (c), 5 Alexandre Flanquart, 4 Pascal Papé, 3 Rabah Slimani, 2 Guilhem Guirado, 1 Eddy Ben Arous.

Escócia: 15 Sean Maitland, 14 Tommy Seymour, 13 Mark Bennett, 12 Matt Scott, 11 Tim Visser, 10 Finn Russell, 9 Greig Laidlaw (c), 8 David Denton, 7 John Hardie, 6 Ryan Wilson, 5 Jonny Gray, 4 Richie Gray, 3 Willem Nel, 2 Ross Ford, 1 Alasdair Dickinson.

Sugerir correcção
Comentar