Costa acusa PSD e CDS de quererem "desmantelar" serviços públicos

Líder do PS está em viagem de comboio entre Lisboa e o Porto, com paragens para acções políticas em Pombal, Coimbra, Aveiro e por fim na Invicta.

Foto
António Costa preside ao comité que representa as autoridades locais e regionais da UE Foto: Enric Vives-Rubio/arquivo

O secretário-geral do PS destacou esta sexta-feira os valores do 25 de Abril na figura de Salgueiro Maia e acusou a coligação PSD/CDS de pretender desmantelar os serviços públicos e atacar o princípio da igualdade de oportunidades.

Em Pombal, na segunda paragem do seu percurso de comboio que o levará ao fim da tarde de hoje até ao Porto, António Costa prestou homenagem aos valores da revolução de Abril de 1974 junto a um busto do capitão Salgueiro Maria instalado num largo anexo à estação desta cidade do distrito de Leiria.

Depois de se ter dado um "viva" ao 25 de Abril, António Costa, ladeado pela cabeça de lista socialista por Leiria, Margarida Marques, e pelo líder da federação do PS, José Miguel Medeiros, fez um curto discurso de improviso "em defesa de valores da democracia portuguesa" como "o direito à Segurança Social, ao Serviço Nacional de Saúde e escola pública", mas também com uma série de ataques à coligação PSD/CDS.

"Nas próximas eleições vai fazer-se uma escolha importante para a defesa dos serviços públicos do país, com a direita a querer privatizar as receitas da Segurança Social, a desmantelar o Serviço Nacional de Saúde e financiar prioritariamente o ensino privado em vez de garantir a qualidade da escola pública. A democracia do 25 de Abril assenta nos princípios da dignidade da pessoa humana, na igualdade de oportunidades e do Estado social forte", contrapôs.

Numa lógica de dramatização em relação ao resultado que sair das eleições de 4 de Outubro, o líder socialista referiu que "retirar dinheiro à Segurança Social para o entregar à especulação dos fundos financeiros é um perigo para todos, porque retira dinheiro que é de todos", já que pertence ao sistema público.

"Mas é também um perigo para os próprios [que transferirem parte das suas contribuições para o setor privado], porque é criar a ilusão de que vão ter uma reforma segura, quando se sabe bem quais os tristes exemplos que o setor financeiro tem dado em todo o mundo. É também uma ameaça para as poupanças de cada um", advertiu o líder socialista.

Segundo Costa, nesta sua paragem em Pombal, onde vai almoçar antes de partir para Coimbra, além de se ter prestado homenagem aos "capitães de Abril" e à conquista da liberdade, também se sublinharam os valores que o PS quer defender.

"O PS quer uma democracia com um Estado social forte, com Segurança Social para todos, Serviço Nacional de Saúde e escola pública. Essa é a democracia do 25 de Abril", acentuou no seu discurso de improviso, recebendo então uma salva de palmas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários