Câmaras do Barreiro e da Moita dão a conhecer património Manuelino

Visita guiada aos monumentos que testemunham a herança Manuelina dos dois concelhos da margem sul do Tejo.

Foto
Pelourinho de Alhos Vedros

Realiza-se este sábado mais uma acção de divulgação do património dos concelhos do Barreiro e da Moita, desta vez dedicado ao estilo Manuelino. Organizado pelas câmaras locais, o passeio recebeu a designação de Rota do Manuelino e vai ter início na Praça da República, na Moita, pelas 14h30.

A primeira paragem do percurso vai acontecer no Núcleo Histórico da Moita, para visitar o Portal Manuelino. Na freguesia do Gaio-Rosário, os participantees vão poder conhecer a Capela de Nossa Srª do Rosário, dedicada a S. João Evangelista e construída em meados do século XVI por Cosmo Bernardes de Macedo.

Em Alhos Vedros, uma freguesia do concelho da Moita, são vários os locais em que a herança Manuelina marca presença e pelos quais a os visitantes passarão. Um deles é a Capela de São João Batista, integrada na Igreja Matriz de S. Lourenço, construída no início do século XVI. Notável é também o Poço Mourisco, que tem gravado três elementos vegetalistas – a flor-de-lis, a cabaça e o ramo de oliveira com azeitonas - típicos do estilo Manuelino, que se desenvolveu no auge da expansão marítima portuguesa e que tem como expoente o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Mais adiante, os interessados observarão também o pelourinho de Alhos Vedros, localizado na praça principal da vila, que remonta  ao tempo em que esta localidade foi sede de concelho.  

Já no Barreiro, a primeira paragem será em Palhais, com uma visita à Igreja de Nossa Srª da Graça, construída pela população no final do século XV e remodelada no século seguinte. Para finalizar o percurso, ser5á visitado o Portal Manuelino da antiga Ermida de S. Sebastião, agora inserido num edifício comercial, na zona mais antiga da cidade.  

As inscrições para participar são gratuitas. Podem ser feitas na Moita, no gabinete de Cultura e Desporto da Câmara, na Biblioteca Bento de Jesus Caraça, pelo email div.cultura.desporto@mail.cm-moita.pt e através de 210817044/210817048, ou no Barreiro, no Posto de Turismo e pelo telefone 212068287.

As autarquias asseguram o transporte dos participantes em autocarro.

 

 

Sugerir correcção
Comentar