O mundo sentado numa cadeira Eames

A partir de Outubro, uma grande exposição no Barbican, em Londres, revisita a vida e a obra do casal Charles e Ray Eames.

Foto
Charles e Ray Eames, ele arquitecto e ela pintora, foram designers no sentido mais lato e mais inovador do termo — a vida e a obra do casal estarão expostas no Barbican a partir de 21 de Outubro DR

Vão lá estar, certamente em plano de destaque, as cadeiras, as múltiplas e icónicas cadeiras com que estes designers alteraram o modo de viver dos americanos no pós-Segunda Guerra Mundial e, subsequentemente, do resto do mundo. Mas vai haver muito mais na exposição The World of Charles and Ray Eames, que a Barbican Art Gallery vai apresentar em Londres, entre o próximo dia 21 de Outubro e 14 de Fevereiro de 2016.

Vai ser “a primeira grande exposição no Reino Unido nos últimos 15 anos sobre a vida e o trabalho deste casal formidável”, diz Jane Alison, responsável pelo departamento de Artes Visuais do Barbican, na apresentação desta exposição, que, com esta ambição, sucede à que foi apresentada no Museu do Design de Londres no final de 1998.

Charles (1907-1978) e Ray (1912-1988) Eames, um arquitecto e uma pintora de formação, foram “um típico casal americano – suficientemente empreendedor para realizar os seus sonhos e espalhafatoso q.b. para os comemorar, inventando ocasiões festivas”, escreveu no PÚBLICO a crítica de arquitectura Ana Vaz Milheiro a propósito da exposição no Museu do Design de Londres.

Designers, no sentido simultaneamente mais lato e mais inovador do termo, os dois marcaram indiscutivelmente, numa actividade que se prolongou por quatro décadas, as condições da vida urbana quotidiana americana. “Os Eames movimentaram-se com fluidez entre a produção industrial de objectos para uso diário e a transmissão de ideias através de exposições, filmes ou instalações, antecipando a era da informação global”, destaca o Barbican. E é essa multiplicidade de preocupações e frentes de acção que vai estar representada – com algumas peças e documentos que serão vistos pela primeira vez em Inglaterra, promete a instituição londrina – na exposição de Outubro.

Não vai faltar, claro, a famosa La Chaise, combinação de madeira com fibra de vidro ou resina plástica, nas suas múltiplas variações, nem a poltrona que os designers inicialmente criaram com destino personalizado, o seu amigo cineasta Billy Wilder (esse mesmo de Quanto Mais Quente Melhor). Mas vai poder também ser visto o modelo experimental para o nariz cónico em contraplacado feito expressamente para um avião militar americano, e que integra a colecção do Museum of Modern Art (MoMA) – a instituição onde os Eames moldaram uma primeira cadeira de plástico para um concurso internacional de design de mobiliário low-cost na década de 40.

Uma selecção de filmes, um diaporama com imagens para três ecrãs e outras peças depositadas na Biblioteca do Congresso americano serão também atracções na exposição The World of Charles and Ray Eames, que não esquecerá a arquitectura, e a referência à “mágica” Casa Eames, que o casal projectou numa estrutura de ferro e vidro e construiu para si próprio, e que foi montada em apenas dia e meio na Califórnia, com vista sobre o Pacífico.

Sugerir correcção
Comentar