No Japão há museus sobre sanitas e não só

A inovação e a excentricidade estão sempre presentes neste país asiático mas, agora podes visitar um museu dedicado exclusivamente a artigos de casa de banho e a fezes humanas

Foto
Os visitantes podem descer pela sanita como se fosse um escorrega

A TOTO, a empresa que fabrica os artigos para casas de banho mais inovadores do mundo, inaugurou um museu dedicado à evolução de um século das suas sanitas.

Os visitantes podem ver e tocar nas 950 peças feitas pela TOTO exibidas neste museu em Kitakyushu, a mesma cidade japonesa onde a empresa centenária está sediada.

A TOTO ganhou muito reconhecimento por ter fabricado a Washlet, uma sanita inovadora que também é um bidé, a partir deste feito, o sucesso foi crescendo, a empresa tem inúmeros exemplares das suas sanitas em espaços públicos e privados espalhados por todo o Japão.

Foto
O museu da empresa TOTO tem entrada grátis

As sanitas mais básicas da marca têm assento aquecido, vaporizam água quente depois dos utilizadores terminarem as suas necessidades e são incorporadas com um secador que evita o uso do papel. Alguns modelos mais avançados têm sensores de movimento para a tampa levantar-se e baixar-se automaticamente e umas colunas que imitam o som do autoclismo para disfarçar alguns sons indesejados. Todos os modelos estão equipados com um sistema amigo do ambiente que conserva energia e água e sempre que são usados são esterilizados e perfumados mecanicamente.

Neste museu, a TOTO criou uma réplica da sua primeira sanita, que entrou para o mercado em 1914. A exibição está dividida em 8 áreas que explicam vários assuntos, desde o funcionamento das sanitas ao impacto das fezes humanas no ambiente. Até há uma exposição sobre os diferentes tipos e características das fezes, que "variam consoante aquilo que se ingere", explicam. 

Este museu peculiar tem entrada grátis e não é o primeiro deste género. Conhecidos pelas suas excentricidades, outra instituição japonesa abriu uma exibição onde os visitantes podiam fazer o mesmo percurso que as fezes fazem desde a sanita até aos esgotos. Os objectivos eram perceber como o sistema de esgotos japonês funciona e quebrar os tabus que existem neste tema.

Sugerir correcção
Comentar