Festival Literário de Ovar começa esta quinta-feira

Festival literário junta 20 escritores, oficinas, mesas de reflexão e a voz de Simone de Oliveira num jrdim da cidade

Foto
Mário Cláudio é um dos autores convidados Adriano Miranda

É uma estreia que surge com várias ideias na cabeça. Aproximar leitores e escritores, valorizar os livros e o trabalho de quem escreve, conversar sobre assuntos pertinentes, fazer perguntas e ouvir todas as respostas possíveis, observar mais de perto o poder da ilustração nas histórias que também querem ser contadas com desenhos.

 “Aqui importa o amplo contacto com os livros e com todos os intervenientes no processo de leitura”. É assim que se apresenta o 1.º Festival Literário de Ovar que começa nesta quinta-feira no Jardim do Cáster.

Até domingo, e ao ar livre e sem entradas pagas, há mesas de reflexão para perceber o mundo das palavras que fazem sonhar os mais pequenos, se há loucura na escrita e ousadia na literatura, se os sentimentos se revelam mais facilmente no universo literário, se é possível fugir às contradições da sociedade, se a literatura pode ser uma forma de libertar o egoísmo, se há ou não saudades do romantismo.

No programa, estão também encontros com escritores, venda de livros, sessões de autógrafos, oficinas de ilustração com Catarina Sobral, que venceu o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha 2014, e Danuta Wojciechowska, e ainda um jantar temático com escritores e leitores marcado para as oito da noite de sábado num restaurante de Ovar. A Interioridade e o Sentimento é o tema escolhido para abrir o apetite. No dia anterior, na sexta-feira, pelas 22h00, As Três Marias e Simone de Oliveira juntam-se neste encontro de palavras para um concerto.  

Mário Cláudio, Miguel Miranda, João de Melo, Jaime Rocha, Gonçalo Waddington, Margarida Fonseca Santos, Filipa Leal, Luís Carmelo, Miguel Real, José Anjos, António de Castro Caeiro, Isabel Zambujal, Ana Saldanha, Adélia Carvalho, Carla Maia de Almeida, Rui Vieira, Carlos Campaniço, Pedro Guilherme Moreira, João Morgado e Valente Batista são os 20 autores que estarão no Jardim do Cáster estrategicamente divididos pelas mesas de reflexão.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, revela que a iniciativa é um risco assumido que traz inovação à anterior feira do livro da cidade. O autarca destaca “o ciclo de conversas com escritores de renome no sentido de promover um diálogo entre a plateia e os escritores”, a oportunidade de jantar com escritores, bem como a animação paralela como “um complemento a esta actividade cultural e literária”, com o objectivo de “atrair o máximo de público”. “É um novo desafio e um pouco arriscado, mas é preciso dar cultura às nossas gentes”, sublinha.

O festival abre esta quinta-feira às 15h30. Mais tarde, pelas 21h, fala-se sobre o encanto de ler e escrever e José Anjos e Carlos Barreto proporcionam um momento de poesia e música pelas 22h30. Na sexta-feira, pelas 18h30, Mário Cláudio e António de Castro Caeiro analisam se as emoções vêm à tona com mais facilidade quando se escreve. No sábado, além das conversas, há oficinas de ilustração. Quantos Livros são Necessários para Terminar uma História? é a pergunta de arranque de domingo, último dia, em mais um momento de reflexão que começa pelas 15h00. A iniciativa termina pelas 18h30 com o concerto Casa Portuguesa com fado e temas clássicos da música ligeira portuguesa.

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar