O deve e o haver no custo da formação médica: a propósito de umas contas mal contadas!

Há quem advogue a ideia de que os médicos deveriam, no final da sua especialidade, ficar a trabalhar durante alguns anos no SNS. Discordo totalmente desta ideia.

Muito se tem dito e escrito sobre os custos da formação pré e pós graduada dos médicos, havendo quem estime em várias centenas de milhares de euros (300.000 a 500.000 euros) o custo total da formação de um médico especialista. Aceito como bons estes números, já que não disponho de outros.

Partindo deste custo estimado, uma vez que ainda não vi contas exactas, há quem advogue a ideia de que os médicos deveriam, no final da sua especialidade, ficar a trabalhar durante alguns anos (que não vi quantificados) no Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou, em alternativa, indemnizar o Estado, caso pretendessem ir para o sector privado.

Discordo totalmente desta ideia.

Espero poder, nas próximas linhas, explicar porque a acho errada e até perigosa. Vejamos:

— a formação pré-graduada dos médicos é cara, embora não conheça um estudo consistente que demonstre quão cara é, nem qual a diferença para a formação noutras áreas onde também há emigração de licenciados (engenharia, arquitectura, enfermagem...). Porém, não vejo que se peça uma medida semelhante para estes casos;

para lá das propinas, os pais dos alunos pagam, com os seus impostos, a educação dos filhos;

os mais ricos e os melhores poderiam sair, ficando o SNS com os desmotivados porque não podiam sair;

o Estado-patrão poderia proletarizar os médicos, impondo salários ainda mais baixos, pois os médicos que não tivessem dinheiro para sair estariam indefesos, obrigados a aceitar qualquer remuneração;

se fizermos as contas, o interno paga, com o seu trabalho, toda a sua formação pré e pós-graduada;

Convido-os a fazerem as seguintes contas, tendo como base a tabela de preços a praticar no SNS publicada em DR de 29 de Janeiro de 2014. Os valores são, entre outros, os seguintes:

A) Episódios de Urgência

Serviço de Urgência (SU) Polivalente: 112,07 euros

SU Médico-cirúrgica: 85,91 euros

SU Básica: 51 euros

B) Consulta Externa: 31 euros/consulta

Façamos, então, algumas contas.

Partindo do pressuposto de um internato de especialidade de cinco anos, assumindo que o interno faz um período de urgência de 12 horas/semana e um período de consulta externa de 4 horas/semana, e que em cada um destes períodos vê 20 doentes na urgência e 12 na consulta externa, estimando 10 meses de trabalho (descontando as férias e eventuais licenças), este interno terá realizado, nos cinco anos da sua formação, 4.000 atendimentos de urgência e 2.400 consultas externas. Se multiplicarmos estes números pelo valor de cada tipo de urgência e consulta externa, obteremos:

 SU Polivalente + Consulta Externa = 522.680 euros

SU Médico-cirúrgica+Consulta Externa = 418.040 euros

SU Básica+Consulta Externa = 278.400 euros

Se calcularmos a média dos três valores, obteremos 406.373 euros.

Ou seja, se contarmos apenas o trabalho em Urgência de 12 horas/semana, acrescido do trabalho em consulta externa num período de 4 horas/semana e 10 meses/ano de trabalho, um interno de uma especialidade que dure cinco anos terá produzido uma receita superior ao valor médio de 400.000 euros estimado por alguns para o custo da formação pré e pós-graduada de um médico.

Acresce que, durante o seu período de formação, o médico interno desenvolve muitas outras atividades que não apenas as de assistência no serviço de urgência e consulta externa, nomeadamente acompanhamento na enfermaria, actos cirúrgicos e exames complementares de diagnóstico

Ao custo de formar um médico há, por conseguinte, que subtrair tudo isto. Ou, então, as contas estarão mal contadas!...

Estomatologista; Membro da APCMG - Associação de Medicina de Proximidade

Sugerir correcção
Comentar