Torne-se perito

A volta ao mundo de Volta à Terra chega a Londres

Filme de João Pedro Plácido está no concurso de documentários do Festival de Londres, concorrendo com Wiseman ou Sokurov. Certame mostra ainda As Mil e Uma Noites.

Foto
Volta à Terra, de João Pedro Plácido dr

Volta à Terra, de João Pedro Plácido, continua a sua impressionante carreira internacional com a sua selecção para a competição documental do Festival de Cinema de Londres, que decorrerá de 7 a 18 de Outubro próximos.

O vencedor da Competição Nacional do DocLisboa 2014 será um dos 12 filmes a concurso numa selecção onde pontuam os últimos filmes de Frederick Wiseman (In Jackson Heights), Alexander Sokurov (Francofonia), Walter Salles (Jia Zhangke, a Guy from Fenyang) e Patricio Guzmán (El Botón de Nácar).

Volta à Terra não é no entanto o único filme português na selecção londrina: também as Mil e Uma Noites de Miguel Gomes vão ser apresentadas fora de concurso na secção paralela Dare, dedicada – segundo a organização - a “filmes que desafiam o espectador a saír da sua zona de conforto”.



VOLTA À TERRA from O SOM E A FÚRIA on Vimeo.

As Mil e Uma Noites partilharão essa secção com The Lobster, do grego Yorgos Lanthimos, Queen of Earth, do americano Alex Ross Perry (mostrado no IndieLisboa deste ano).

O festival abrirá a 7 com o drama histórico de Sarah Gavron Sufragistas, com um elenco que inclui Helena Bonham Carter, Carey Mulligan e Meryl Streep, e encerra a 18 com o filme biográfico sobre Steve Jobs dirigido por Danny Boyle (Trainspotting, Quem Quer Ser Bilionário) e interpretado por Michael Fassbender.

A competição oficial do certame propõe 13 filmes, entre “repescagens” de obras mostradas em Berlim, Cannes, Locarno ou Veneza e estreias europeias: a Chevalier da grega Athina Rachel Tsangari, Cemetery of Splendor do tailandês Apichatpong Weerasethakul ou Son of Saul do húngaro László Nemes, juntam-se o novo filme do demasiado raro cineasta inglês Terence Davies, Sunset Song, e o muito falado musical de Johnnie To, Office. Ao todo, serão 238 filmes exibidos ao longo de 12 dias por toda a cidade, e o programa completo pode ser consultado em http://www.bfi.org.uk/lff .

Sugerir correcção