Eles criaram um controlador inteligente para os sistemas solares térmicos

Fazer com que a maior parte da água seja aquecida pela energia solar é o objectivo do controlador inteligente de Diana Neves e Rui Maia. O Smart Solar Water é um dos semi-finalista do Prémio EDP Inovação

Foto
Santiago Ferrero/Reuters

Um controlador inteligente para optimizar a energia que os sistemas solares térmicos produzem é a proposta da equipa do SSW — “Smart Solar Water”. Os painéis solares, que preenchem telhados e jardins de muitas habitações, são responsáveis pelo aquecimento de águas mas, quando a radiação não é suficiente, este é feito por “uma resistência no tanque da água quente”. O que o projecto SSW, semi-finalista do Prémio EDP Inovação, pretende é diminuir a utilização do apoio eléctrico.

“O SSW é um controlador inteligente para o apoio eléctrico, para que possa ser optimizado de modo a haver uma poupança na factura energética paga pelo utilizador”, explica Diana Neves. Com o engenheiro informático Rui Maia, a jovem de 29 anos estudou e desenvolveu o aparelho que deve ser colocado na própria resistência eléctrico do tanque de água quente.

A ideia é que o apoio eléctrico “seja feito nas alturas onde a tarifa é mais barata”, garantindo sempre água quente com maior poupança e eficiência energética. O “Smart Solar Water” não é o primeiro controlador inteligente com este propósito mas, garante Diana, “tem mais funcionalidades e um algoritmo diferente”.

O preço final do controlador não está, ainda, definido. Diana e Rui apenas sabem que “terá que ter um período de retorno do investimento curto”. “Ninguém vai investir numa coisa que demora muito tempo a pagar, comparado com a factura energética”, admite a estudante de doutoramento em sistemas sustentáveis de energia pelo MIT Portugal e Instituto Superior Técnico.

Para Diana, o SSW serve, também, “para dar o salto da academia para o mundo empresarial”. Nos últimos três anos, a lisboeta tem-se dedicado a estudar a “aplicação dos sistemas de controlo inteligentes aos sistemas solares térmicos do ponto de vista do gestor da rede”. Aqui o foco é o utilizador final, seja de uma habitação familiar ou do ramo empresarial, como piscinas, creches ou lares de idosos.

O Prémio EDP Inovação, já na 7.ª edição, distingue projectos na área da inovação tecnológica ou negócios ligados a tecnologias limpas no sector da energia. A concurso estão 50 mil euros, entregues em Novembro, a um dos três projectos que, entretanto, serão escolhidos como finalistas.

Sugerir correcção
Comentar