Perguntas e respostas: São imigrantes, refugiados?

Foto

O que são estas pessoas, migrantes, imigrantes, refugiados? 
Migrante, um termo que se impôs nos últimos tempos, é qualquer pessoa que se muda de um país para outro, a não ser que esteja a fugir de uma guerra ou a ser perseguido – aí pode ser considerado um refugiado. Mas não é um termo que agrade muito. “Falar em ‘migrantes’ é uma forma de desumanizar as pessoas”, disse à AFP Elisabeth Vallet, especialista em imigração da Universidade do Québec (Canadá).

E quem são os imigrantes?
É como são designados os estrangeiros que migram para um determinado país. Podem estar a fugir da pobreza, ou simplesmente a procurar melhores oportunidades de vida. Mas se não tiverem autorizações de trabalho e residência, poderão ser enviados de volta para os seus países, pois não gozam das protecções ao abrigo da lei internacional que têm os refugiados.

Os refugiados têm um estatuto especial?
As pessoas que fogem da guerra e das perseguições conquistaram um estatuto de protecção em 1951, depois da II Guerra Mundial – quando a falta dessa protecção deixou os judeus europeus sem locais para onde fugir. Por lei, não podem ser enviados para países onde corram risco de vida. 

Os milhares de pessoas que estão a chegar à Europa são migrantes ou refugiados? Têm um statuto especial? 
A agência da ONU para os refugiados diz que a maioria vem de países em guerra, procura fugir da violência e de perseguições, logo encaixa na descrição de refugiado. Mas defende o uso dos dois termos, migrantes e refugiados, para tentar distingui-las das que vêm em busca de uma vida melhor. C.B.

Sugerir correcção