Novo Windows está a ser adoptado mais rapidamente do que o anterior

O Windows 10 é o primeiro sistema gratuito da Microsoft.

Foto
Os utilizadores estão também a descarregar mais aplicações Mike Sugar/reuters

O Windows 10, a nova versão do sistema operativo, lançada há praticamente um mês, foi instalada em 75 milhões de computadores e tablets. Os números, divulgados pela Microsoft, indicam um ritmo de adopção maior do que a do antecessor, que conseguiu vender 40 milhões de cópias no primeiro mês. Mas o 10 tem a vantagem de ser o primeiro Windows gratuito.

O novo Windows está a ser oferecido como uma actualização para os utilizadores tanto da versão 8 como da 7. É a estreia da Microsoft nesta estratégia (algo que a Apple faz desde o final de 2013), uma jogada para tentar compensar o facto de o Windows 8, que apresentava um corte radical na experiência de utilização, não ter conseguido uma quota de mercado expressiva.

O Windows 7, que começou a ser comercializado há quase seis anos, é ainda o sistema operativo líder, com uma quota de 61% do mercado de computadores, segundo a empresa de análises Net Applications. O Windows 8 tem uma fatia de 16% e o XP, que tem 14 anos e é o mais popular de sempre, está ainda instalado em 12% das máquinas. Já o Windows 10 tem ainda uma quota residual de mercado, em torno dos 0,4% no segmento dos computadores.

Quando se contabilizam também os telemóveis e tablets, o peso da Microsoft desce consideravelmente, para cerca de 15%, uma vez que o Windows Phone é muito pouco usado. O novo sistema foi concebido para equipar também este tipo de aparelhos. 

A Microsoft informou ainda que os utilizadores do 10 estão a descarregar seis vezes mais aplicações do que com o Windows anterior, um fenómeno que pode, pelo menos em parte, ser explicado com o facto de os utilizadores querem descarregar novas aplicações para um sistema recém-instalado.

 

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar