Salvem o Messi, o microcarro

Museu do Caramulo lançou campanha de crowdfunding para recolher fundos que permitam restaurar o pequeno Messerschmitt KR200

Foto
Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, lançou a campanha "Salvem o Messi", que visa angariar cinco mil euros para restaurar um microcarro de três rodas, fabricado em 1958. O director do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia, explicou à Lusa que o Messerschmitt KR200 "já está na colecção há muitos anos, mas não tinham ainda sido encontrados os fundos necessários para o restaurar".

"Para não estarmos a demorar mais tempo a pôr este carro outra vez em condições de circulação e a devolvê-lo à sua antiga glória, resolvemos agora fazer uma acção de crowdfunding para encontrar os apoios de que necessitamos para o restaurar", justificou.

A campanha, que durará até 21 de Outubro, surge integrada na exposição "Micro Carros, Grandes Histórias", que está patente desde sábado no Museu do Caramulo, onde pode ser visto o pequeno Messerschmitt KR200 azul, de fabrico alemão.

Foto
Museu do Caramulo

O restauro inclui a colocação de um vidro de cabina novo, uma pintura nova, a reparação de chaparia, dos estofos no interior, do motor, da caixa de velocidades e dos componentes eléctricos e a colocação de um jogo de pneus e de farolins novos.

Para Tiago Patrício Gouveia, o Messi é "um carro que claramente faz falta à colecção". A campanha está a decorrer na Internet e também através de donativos feitos no próprio Museu do Caramulo.

Esta é a primeira vez que o Museu do Caramulo, que tem mais de 60 anos de história, lança uma acção de crowdfunding com o objectivo de "preservar o património histórico e cultural associado a um automóvel único, trazendo-o para perto do público em perfeito estado de conservação".

"Esta é uma forma de abrirmos o museu à sociedade civil, aos nossos visitantes e a todos os entusiastas e envolvê-los na vida e nas acções do museu", considerou Tiago Patrício Gouveia. Quem contribuir com donativos terá várias vantagens e, dependente do valor em causa, poderá até ganhar uma subida na Rampa do Caramulo a bordo do Messerschmitt KR200, no lugar de co-piloto, depois de concluído o seu restauro.

Sugerir correcção
Comentar