Sem novo canal, TVSéries vai ser uma casa da HBO em Portugal

Acordo traz novas séries em exclusivo e reforça programação em 60%, mas mantém títulos já em exibição, como Guerra dos Tronos, nos canais habituais.

Foto
Matthew McConaughey na primeira temporada de True Detective DR

O reforço da presença da HBO na televisão por subscrição portuguesa concretiza-se dia 1 de Setembro – o TVSéries passa a ser Home of HBO, uma nova casa para programação já existente e com a garantia de estreia dos novos títulos da produtora norte-americana no canal premium da Nos Lusomundo TV. Um reforço de cerca de 60% da grelha, na qual está, por exemplo, Vinyl, a série produzida por Martin Scorsese, Mick Jagger e Terence Winter, que chega em 2016.

Portugal junta-se assim a países como Alemanha, Reino Unido ou Austrália, em que canais como a Sky Deutschland, Sky Atlantic ou a Foxtel, respectivamente, têm também a “assinatura Home of HBO”. Tal como Jeff Cusson, vice-presidente de Comunicação da TimeWarner (grupo de média proprietário da HBO), esclareceu ao PÚBLICO na passada quinta-feira, a campanha lançada há dias na Internet não dizia respeito a “lançar um serviço” HBO no mercado português na forma de um canal ou plataforma de streaming para concorrer com a chegada. A campanha visou anunciar este cognome, um novo branding ou associação de marca, para o TVSéries, e este reforço, que Pedro Vaz Marques, da comunicação dos canais, quantifica em “cerca de 60% da programação”.

Na prática, os subscritores dos canais premium TVCine e TVSéries, da Nos Lusomundo TV, nos operadores Nos, Meo, Cabovisão e Vodafone, encontrarão, a partir de Setembro, um canal com esta assinatura e com mais séries HBO, bem como títulos de outras produtoras, como Transparent ou House of Cards, que se manterão na grelha, explicou ao PÚBLICO Vaz Marques. True Detective ou Girls continuarão em exclusivo no canal da Nos Lusomundo TV.

O acordo fixa que “todas as novas séries HBO irão estrear em Portugal” neste canal, como é o caso de Ballers ou Show Me a Hero, produções deste Verão que chegam ao TVSéries já nos dias 3 e 5 de Setembro, e de séries do catálogo passado da HBO, como Boardwalk Empire ou The Pacific, que, até aqui, foram exibidas nos canais AXN (Sony). Ainda assim, esta é a casa HBO mas não é a única a  levá-la à casa dos espectadores - as novas temporadas de Guerra dos Tronos continuarão a ter morada fixa no mercado português no canal SyFy, uma vez que o canal tem os seus direitos de estreia. Da grelha do TVSéries – Home of HBO passarão a fazer parte “as três primeiras temporadas” de Guerra dos Tronos, diz Vaz Marques, sobre a série mais popular da produtora norte-americana.

Algumas das novidades já garantidas pela parceria para o próximo ano são Westworld, com Anthony Hopkins e Ed Harris, ou a ideia original do vocalista dos Rolling Stones para um rock’n’roll drama em nove episódios, a já muito falada Vynil.

Este acordo fará ainda chegar aos canais TVCine filmes e documentários produzidos pela Home Box Office, adianta ainda o responsável, com noites de documentários à terça-feira no TVCine 2 e telefilmes como Bessie, Nightingale ou The Jinx no TVCine1.

A Nos Lusomundo TV, agregador de programação português, era já parceira no licenciamento da programação do canal norte-americano para Portugal desde Setembro de 2010, altura de lançamento do TVSéries. O acordo agora firmado não tem prazo previsto de finalização, tal como nos restantes mercados onde vigoram estes acordos, segundo Vaz Marques, que não revelou os valores envolvidos na parceria. A parceria não fará com que os preços de subscrição dos canais TVCine e TVSéries se alterem.

Notícia actualizada com informação sobre não-alteração de preços pelos canais Nos Lusomundo TV