Jibo quer ser o primeiro robô de família

Pequeno robô funciona como assistente pessoal e interage com os utilizadores para a realização de tarefas diárias.

Foto
Jibo

É pequeno, não anda nem consegue mover objectos, mas é capaz de ver, ouvir, falar, aprender, ajudar e relacionar-se, ainda que de uma forma simples, com os seus utilizadores. Chama-se Jibo e é um robô miniatura que filma, fotografa, memoriza agendas, adapta-se às rotinas e serve de assistente pessoal.

O Jibo não se move e tem que ser deslocado pelo utilizador. Pode ser colocado em qualquer superfície e segue com quem estiver a interargir rodando sobre a própria base. Tem um pequeno ecrã que funciona como a sua cara e desktop para mostrar as funções que consegue desempenhar e manifestar expressões.

Com duas câmaras de alta resolução consegue reconhecer e seguir uma determinada pessoa, tirar fotografias e realizar chamadas de vídeo. Tem capacidade para “ler” as expressões e movimentos de uma pessoa para perceber se alguém está a sorrir para uma fotografia para em seguida tirá-la.

A função de câmara fotográfica ou de vídeo é desligada sempre que o utilizador pedir ao Jibo que se desactive e é retomada quando é pedido que se volte a ligar.

Com microfones que captam o som em 360 graus "ouve" qualquer som que seja emitido numa divisão, conseguindo, assim, responder a um pedido que lhe seja feito.

O Jibo emite alertas sobre tarefas que o utilizador quer cumprir e que agendou e emite uma notificação sempre que for recebida uma mensagem. Através de algoritmos de inteligência artificial vai aprendendo as preferências do utilizador ou da família e adaptar-se às rotinas de uma casa.

Na vertente de assistente pessoal e interactiva, o robô alerta com antecedência para um determinado encontro ou tarefa e interage com o ou os utilizadores através de pequenas frases emotivas e sociais em Inglês, e ainda sons e gráficos. Consegue reconhecer cada membro de uma família e direcionar para este as mensagens recebidas que lhe são destinadas.

Pode ser programado como companhia para crianças, contando histórias com animação e movimento e ajudando a aprender.

Para funcionar e desempenhar algumas funções, o Jibo tem que estar ligado a uma rede sem fios. Tem um aplicação móvel própria compatível com os sistemas iOS e Android mas também é possível interargir com o robô através de um PC.

O robô não vem com bateria, que tem que ser comprada em separado e permite uma autonomia de 30 a 40 minutos.

Depois de ter sido alvo de uma campanha de crowdfunding, onde conseguiu reunir mais de 3,7 milhões de dólares, a empresa norte-americana que desenvolveu o Jibo está a fabricar mais unidades, depois dos primeiros exemplares terem esgotado. A empresa envia o Jibo para os Estados Unidos, Canadá e União Europeia, bem como vários países noutros continentes, por um preço de 749 dólares. As novas entregas deverão iniciar-se no próximo Inverno.

Sugerir correcção
Comentar