Homem morre a combater incêndio florestal no Sabugal

Foto
Paulo Pimenta

Uma pessoa foi encontrada sem vida durante o combate ao incêndio florestal que lavra na freguesia de Sortelha, concelho do Sabugal, Guarda, desde esta madrugada, confirmou ao PÚBLICO fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Guarda.

De acordo com a mesma fonte, a vítima mortal é um civil, de cerca de 70 anos, não se sabendo em que circunstâncias ocorreu a sua morte. O corpo foi encontrado carbonizado quando os bombeiros combatiam o fogo em Sortelha. 

O vereador da Protecção Civil da Guarda, Vítor Proença, adiantou à Lusa, que a vítima "estava no meio de um canavial e não conseguiu sair a tempo" quando as chamas se aproximaram. O homem estaria a tentar que as chamas não chegassem perto da zona onde estava a sua casa.

O mesmo responsável indicou que não houve dados em nenhuma das casas por onde o fogo andou mais perto. "Houve algum pânico mas não há registo da destruição de bens edificados", confirmou, acrescentando que as situação mais complicadas se verificaram não só em Sortelha, mas também em Sobreira, Espinhal e Águas Belas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil avançava na noite deste sábado que o fogo, que lavra numa zona de mato desde 02h30 de sábado, tinha passado de três para duas frentes activas e estava a ser combatido por mais de 380 bombeiros, apoiados por 121 veículos. Durante o dia chegaram a estar envolvidos nas operações um helicóptero e quatro aviões, dois deles pesados.

Pelas 22h00 estavam nove incêndios activos em Portugal continental, envolvendo no terreno 870 operacionais e mais de 250 veículos.

Além do incêndio no Sabugal, a Protecção Civil indiava ainda na noite de sábado ocorrências em Trancoso, também no distrito da Guarda, e ainda em Alijó, Ribeira de Pena e Valpaços, todos concelhos do distrito de Vila Real.

Desde a meia-noite de sábado, a Protecção Civil contabilizou 92 incêndios rurais, o mais grave registado no concelho de Sabugal.

Sugerir correcção
Comentar