Filme Getúlio finalista de 14 categorias do Grande Prémio do Cinema Brasileiro

i-video
Trailer Getúlio

O filme Getúlio, co-produção luso-brasileira, lidera o número de nomeações para o Grande Prémio do Cinema Brasileiro deste ano, finalista em 14 das 26 categorias, incluindo as de longa-metragem de ficção, realização e actor e actriz.

Os vencedores do prémio, atribuído pela Academia Brasileira de Cinema, serão divulgados no dia 1 de Setembro, no Rio de Janeiro. Getúlio também é finalista na categoria Melhor Som, pelo trabalho feito pela equipa integrada pelos portugueses Pedro Melo e Branko Neskov, e pelo brasileiro Alessandro Laroca.

O realizador João Jardim também é um dos finalistas do prémio pela sua actuação no filme, assim como a actriz Drica Moraes e os actores Alexandre Borges, Tony Ramos (Melhor Actor) e Adriano Garib (Melhor Actor Secundário).

A obra também recebeu nomeações nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Direcção Artística, Melhor Argumento Original, Melhor Montagem de Ficção, Melhor Maquilhagem e Melhor Guarda-roupa.

O filme centra-se na fase final do Governo do brasileiro Getúlio Vargas, em 1954. O político foi Presidente do país, primeiro entre 1930 e 1945, incluindo um período de golpe de Estado, e, na década de 1950, como Presidente eleito.

Vargas, que é interpretado por Tony Ramos, suicidou-se a 15 de Agosto de 1954, após ver-se ameaçado por uma conspiração militar.

Getúlio é uma co-produção entre a brasileira Copacabana e a portuguesa Midas Filmes, com participação dos actores portugueses Fernando Luís e José Raposo e do luso-brasileiros Thiago Justino.

A longa-metragem foi feita com apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e da RTP, que a exibiu por duas vezes este ano.

Outros filmes brasileiros que se destacam entre os finalistas do Grande Prémio são O Lobo atrás da Porta, do realizador Fernando Coimbra, com 12 nomeações, e Tim Maia, de Mauro Lima, e Irmã Dulce, de Vicente Amorim, com dez nomeações cada um.

Entre os finalistas de Melhor Longa-Metragem Estrangeira está um argentino, Relatos Selvagens, e quatro norte-americanos conhecidos por terem concorrido em diferentes categorias nos Óscares: Boyhood: Da Infância à Juventude, Clube de Compras Dallas, O Grande Hotel Budapeste e Lobo de Wall Street.

Sugerir correcção
Comentar