Barcelona voltou a sofrer quatro, só que desta vez não marcou

Athletic Bilbau vence com estrondo na primeira mão da Supertaça espanhola. Man. United volta a vencer pela margem mínima.

Foto
O Athletic foi mais forte Reuters

Já se tinha percebido que esta defesa do Barcelona não era propriamente um primor. Viu-se o que aconteceu há poucos dias na Supertaça Europeia frente ao Sevilha, em que sofreu quatro, mas o seu ataque (Lionel Messi, sobretudo) valeu mais que os pecados defensivos, com cinco golos para bater os andaluzes. Os mesmos pecados defensivos voltaram a ver-se nesta sexta-feira no Novo San Mamés, mas nada de ataque. No jogo da primeira mão da Supertaça, o Athletic Bilbau foi absolutamente arrasador, triunfando por 4-0 e conquistando uma vantagem importante para o segundo jogo já na próxima segunda-feira.

Não havia Neymar, lesionado, mas também não houve Messi, nem Suárez, apesar de terem estado em campo, tal a dimensão da hecatombe catalã. Talvez cansado pelo esforço da Supertaça europeia (que teve prolongamento), o Barcelona não conseguiu reagir à vantagem madrugadora dos bascos, alcançada logo aos 13’ com um golo de Mikel San Jose. E também não reagiu ao hat-trick do veterano avançado de 34 anos Aritz Aduriz na segunda parte — 2-0 aos 53’, 3-0 aos 62’ e 4-0 aos 68’, de penálti — que deu toda a vantagem ao Athletic para a deslocação a Camp Nou daqui a dois dias.

Na Premier League inglesa, as exibições do Manchester United não têm sido espectaculares, mas está a ter um arranque 100% vitorioso. À segunda jornada, mais um triunfo por 1-0, desta vez em Birmingham, diante do Aston Villa. Os red devils já não conseguiam duas vitórias nas duas primeiras rondas da Premier League desde 2011-12, mas Louis van Gaal está a ter um arranque perfeito graças a um ataque económico. Se frente ao Tottenham tinha sido um autogolo de Kyle Walker a dar os três pontos ao United, desta vez foi o jovem belga Adnan Januzaj aos 29’, num remate cruzado em que a bola ainda bateu num defesa do Villa.

O Bayern Munique, por seu lado, arrancou em forma para mais uma época de domínio do futebol germânico, ao derrotar o Hamburgo por 5-0 no primeiro jogo da Bundesliga 2015-16. Com algumas novidades na equipa, como o chileno Arturo Vidal (ex-Juventus) e o brasileiro Douglas Costa (ex-Shakthar Donetsk), mas ainda sem Ribéry, a formação orientada por Pep Guardiola não teve grandes dificuldades para bater os homens de Bruno Labaddia, entrando da melhor maneira para defender o título.

O Bayern abriu o marcador aos 27’ com um golo de cabeça de Benatia, mas só na segunda parte é que a goleada se materializou. Lewandwski fez o 2-0 aos 53’, seguido de dois golos de Thomas Muller em cinco minutos (69’ e 73’). O estreante Douglas Costa fechou a contagem aos 87’.

Na Liga russa, o CSKA Moscovo, adversário do Sporting no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões — a primeira mão será na próxima terça-feira, em Alvalade —, venceu o Spartak Moscovo por 2-1, em jogo da quinta jornada, e assumiu o comando provisório do campeonato. A equipa comandada pelo russo Leonid Slutsky adiantou-se no marcador aos 31’, com um golo do defesa Sergei Ignashevic, consolidando a vantagem logo a seguir, ao minuto 35, pelo atacante nigeriano Ahmed Musa. O Spartak ainda reagiu, reduzindo a desvantagem aos 36’ por Dimitri Kombarov, mas o resultado não se voltaria a alterar até ao apito final.

Em França, o Mónaco de Leonardo Jardim não deu seguimento ao triunfo na primeira jornada, ficando-se por um empate sem golos no Principado frente ao Lille, num jogo em que Ricardo Carvalho, João Moutinho, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva foram titulares.

Sugerir correcção
Comentar