A astronomia está em festa no Alentejo

Starlight Party Alqueva e Astrofesta são dois festivais de astronomia que vão marcar os próximos fins-de-semana.

Foto
As observações do céu vão ser feitas por astrónomos Nelson Garrido (arquivo)

Agosto é mês de olhar o céu nocturno no Alentejo, que estará em festa nos dois próximos fins-de- semana. O Starlight Party Alqueva, em Mourão, nesta sexta-feira e sábado, vai ter observação de estrelas, palestras e até um concerto. No fim-de-semana de 21 a 23 de Agosto, a Astrofesta 2015 vai pôr Castro Verde a observar e a falar sobre o espaço com workshops, visitas a museus e palestras.

O castelo de Mourão será o palco da primeira Starlight Party Alqueva, organizado pela Reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro sítio no mundo a receber uma certificado como local para o turismo de observação do céu, dada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e que fica na região do Alqueva, nos concelhos de Mourão e de Reguengo de Monsaraz. A festa arranca com a palestra “O dia e a noite – equilíbrio milenar e a sua influência na saúde humana”, por Luísa Ribeiro, da Alentar, uma associação que promove o desenvolvimento do Alentejo.

No dia seguinte, sábado, haverá um workshop para crianças e adultos sobre o sistema solar e um concerto do músico Jonas Runa Música cósmica: o som como vibração da vida, entre outras iniciativas. O livro Dark Sky Alqueva: O Destino das Estrelas, do fotógrafo de astronomia Miguel Claro, será lançado à tarde.

Em Castro Verde, na semana seguinte, a festa vai abrir na sexta-feira com um curso de introdução à astronomia, por Máximo Ferreira, astrónomo e director do Centro de Ciência Viva de Constância, que organiza a Astrofesta 2015, cuja primeira edição foi em 1994. No dia seguinte de manhã, sábado, a Agricultura e os astros será o tema da visita ao Museu da Ruralidade, dada por Miguel Rego, coordenador do museu, e haverá uma conversa sobre a Astronomia nas lucernas romanas no Museu da Lucerna, conduzida por Manuel Maia, conservador deste museu.

A luz na história da matemática e da astronomia, a palestra de Henrique Leitão, historiador de ciência e prémio Pessoa de 2014, no Cineteatro de Castro Verde às 15h45, será a primeira de uma série de conversas que se prolongam até à noite.

Rui Agostinho, astrónomo e director do Observatório Astronómico de Lisboa, falará, mais tarde, sobre cometas e a sonda Roseta. Às 21h30, Máximo Ferreira dará uma palestra intitulada Um passeio pelo céu, já no Centro de Educação Ambiental Vale Gonçalinho, onde serão feitas as observações do céu por astrónomos amadores e profissionais e haverá mais conversas. A festa só terminará no domingo, com a observação do nascer do Sol e de aves, acompanhada por biólogos.

Nos programas do Starlight Party Alqueva e do Astrofesta 2015 podem consultar-se todas as actividades.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários