Novo embaixador chinês em Portugal

Foi diplomata do seu país em Washington.

O novo embaixador da China em Portugal, Cai Run, é um alto funcionário do Governo chinês, tendo já dirigido o Departamento de Planeamento Político do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A nomeação de Cui Run para Lisboa foi anunciada esta quinta-feira pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, juntamente com a de Su Jian e de Liu Hongyang, designados pelo presidente Xi Jinping para chefiar as embaixadas da China em Moçambique e em Timor-Leste, respetivamente.

Cui Run, 48 anos, é formado em Direito e entre outros postos que ocupou, foi conselheiro político na Embaixada da China em Washington.

O novo embaixador chinês em Portugal sucede a Huang Songfu.

Portugal e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas em Fevereiro de 1979 e há dez anos assinaram um acordo de "parceria estratégica global".

Até ao final do século passado, as relações bilaterais foram dominadas pela questão de Macau, cujo processo de transição é considerado um sucesso pelos governos dos dois países, mas nos últimos quatro anos, a China tornou-se um dos principais parceiros económicos de Portugal.

Sugerir correcção
Comentar