Revive-se o amor em espectáculo multimédia no Terreiro do Paço

A origem da cidade de Lisboa é a fonte de inspiração do espectáculo.

Foto

O Terreiro do Paço é palco de um espectáculo multimédia desde a passada sexta-feira, dia 7 de Agosto. Projectado na fachada do Arco da Rua Augusta, em sessões de 15 minutos com início às 21h30, 22h30 e 23h30, vai continuar a ser exibido até dia 16 deste mês, com entrada gratuita.

“#Ulisseia21” é o nome da narrativa de luz e de som que está a ser exibida esta semana num dos “pontos de maior interesse turístico de lisboa”, o Terreiro do Paço. O espectáculo, segundo o site da Câmara de Lisboa, baseia-se na lenda da história de amor entre Ulisses e Ofiússa, no local que é hoje a capital de Portugal.

A iniciativa, da autoria de Oskar & Gaspar, conta com o apoio da Associação Turismo de Lisboa, da Egeac (Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e da Câmara Municipal de Lisboa.

O espectáculo relaciona a história mítica do amor entre o herói grego Ulisses e Ofiússa com uma história contemporânea de outro casal apaixonado, testemunhando que “todas as histórias de amor, mesmo sendo únicas, se repetem”, lê-se no site da Câmara de Lisboa.

Diz a lenda que Ulisses, chefe dos Argonautas, por cá se apaixonou por Ofiússa, deusa-Tejo. A amada de Ulisses representava Oestrymia, povo lendário que vivia da bacia do Tejo e prestava culto à grande serpente - o rio Tejo que, ondulado do início ao fim, nos leva a imaginar os contornos de uma serpente.  

Quando Ulisses regressou à sua pátria partiu o coração a Ofiússa, o que fez com que a deusa fizesse estremecer violentamente o planalto do Tejo, dando origem às sete colinas de Olissipo, hoje Lisboa.  

Com efeitos visuais 3D e “sonoridades fortes” dos Dj’s Ride e Holy, o espectáculo constitui uma “aposta forte inovação e na ousadia”, segundo a autarquia.

Enquanto o vídeo e a banda sonora são manipulados pelos criadores, “tornando impar cada apresentação”, os intervalos entre as sessões são preenchidos por actividades interactivas que levam à participação do público no espectáculo. 

Sugerir correcção
Comentar