Aveirenses põem mãos à obra e recuperam o seu “velho” estádio

Dezenas de pessoas estiveram no domingo envolvidas nos trabalhos de limpeza e pintura do Mário Duarte. Tudo em prol de um clube que bateu no fundo, mas ao qual a cidade não virou as costas.

Fotogaleria
“Este é um estádio à medida das ambições do Beira-Mar e estar no centro da cidade pode ajudar a trazer mais gente”, diz um adepto Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido

Ao contrário do que fizeram muitos jovens das suas idades, Mário Soares e João Pedro trocaram no domingo uma manhã de praia por uma jornada de trabalho voluntário, no velho Estádio Mário Duarte, em Aveiro.

São adeptos do Beira-Mar, o clube da cidade, que está a viver um forte momento de crise – desceu à 2.ª Divisão do campeonato da Associação de Futebol de Aveiro -, e fizeram questão de, juntamente com outras dezenas de beiramarenses, responderem ao apelo para ajudar a limpar e pintar o equipamento desportivo onde viveram “tantas alegrias” desportivas e que, nos últimos anos, tem estado largado ao abandono. Ontem, o velho estádio ganhou uma nova aparência. Em breve, assim esperam os sócios, voltará a ser palco de momentos de glória.

“Estou aqui por amor ao clube”, afirmava ao PÚBLICO Luís Bento, outro adepto do Beira-Mar, enquanto passava, energicamente, com o rolo de tinta na parede exterior do estádio. “As verdadeiras tardes de domingo foram passadas aqui. Quando o clube passou para o novo estádio perdeu-se toda a mística”, acrescentou este aveirense que, tal como muitos outros, não guarda grandes memórias das épocas em que o Beira-Mar jogou no estádio construído para o Euro 2004 e que, ainda hoje, causa grandes dores de cabeça à câmara municipal de Aveiro – os custos da manutenção do equipamento são elevados. “Aquilo pressupunha um projecto maior, de um parque desportivo, mas acabou por ficar um estádio perdido no meio de uma auto-estrada”, argumentou.

Entre os cerca de 50 aveirenses que fizeram questão de meter mãos à obra, logo a partir das 8.30 horas, estava também Tiago Castro, que além de sócio é ex-atleta do clube, razão pela qual diz ter grandes memórias do velho Mário Duarte. “Equipei-me aqui durante uns anos largos”, testemunhou, ao mesmo tempo que justificava a sua participação na acção comunitária com a “vontade de devolver um bocadinho daquilo que o Beira-Mar” lhe proporcionou. “Nos últimos anos, fui-me desligando do clube, com a passagem para o outro estádio e as histórias com a SAD [Sociedade Anónima Desportiva]. Mas agora é altura de começar de novo e ajudar o Beira-Mar a erguer-se”, exprimiu este beiramarense.

Regresso da equipa sénior?
A iniciativa promovida no domingo de manhã foi dinamizada pelos responsáveis pela área da formação do clube e surge na sequência de outras jornadas de trabalho que têm vindo a ser realizadas nas últimas semanas. “Algumas pessoas têm vindo para aqui trabalhar para ajudar a recuperar o estádio”, asseverou Hugo Coelho, um dos elementos da equipa da área da formação.

O objectivo destes responsáveis passa por levar a que o antigo equipamento desportivo possa ser usado, o quanto antes, pelas camadas mais jovens do Beira-Mar. Mas os sócios querem mais. Reclamam a passagem da equipa sénior para o antigo estádio. “Ter 3000 pessoas aqui não é o mesmo que ter 3000 pessoas num estádio que tem lugar para 30 000 pessoas”, notou Luís Bento. “Este é um estádio à medida das ambições do clube e o facto de estar no centro da cidade pode ajudar a trazer mais gente”, fez questão de vincar, por seu turno, Tiago Castro.

Não restam, assim, quaisquer dúvidas de que se dependesse da vontade dos beiramarenses, a equipa sénior voltava, já hoje, à sua antiga “casa”. A única questão é que o antigo equipamento desportivo é propriedade da câmara municipal de Aveiro e, ao que tudo indica, ainda não existe qualquer garantia formal quanto a uma eventual utilização do velho estádio. Tanto a direcção do clube, como o executivo camarário (PSD/CDS-PP) têm optado pelo silêncio em relação a esta matéria.

A única posição que autarquia presidida por Ribau Esteves deu a conhecer diz apenas respeito ao novo estádio. Na passada sexta-feira, a edilidade emitiu um comunicado para afirmar a sua determinação em “dar vida” ao Estádio Municipal de Aveiro, com a realização de eventos desportivos e outros, que ajudem a pagar a despesa de funcionamento e manutenção deste equipamento desportivo.

Como exemplo desta determinação, a autarquia apontou as negociações e os acordos alcançados com o Tondela e o Arouca, para a realização em Aveiro de três jogos da I Liga de Futebol. Na nota enviada à comunicação social, a edilidade vincou que estes jogos representam “uma mais-valia para a cidade e toda a região, nomeadamente ao nível da sua promoção, da dinamização da economia local e do próprio turismo”, adiantando que todo o investimento realizado para a concretização destes eventos será sempre uma boa aposta para o município.

Agora que o Beira-Mar deixou o futebol profissional, a autarquia assume a aposta de “dar mais vida” ao estádio com acções dirigidas à população e à comunidade, que “promovam a sua rentabilização e notoriedade, numa lógica contributiva para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio na zona do Parque Desportivo de Aveiro”. E quais as intenções da autarquia para o velho equipamento desportivo? A pergunta parece ficar, por agora, sem resposta – apesar das várias tentativas do PÚBLICO não foi possível obter esclarecimentos por parte do presidente da câmara.

Sugerir correcção
Comentar