Shryne armazena toda a história de uma relação numa só app
Mensagens, fotografias, vídeos, posts no Facebook ou Instagram trocados com uma pessoa ficam armazenados debaixo de uma tag. Recordar é o objectivo.
A ideia saiu da cabeça de Aldo Cherdabayev, arquitecto de profissão, que um dia pensava sobre a forma como nos relacionamos e como guardamos as memórias das pessoas com quem interagimos. “Apercebi-me que um índex surpreendentemente completo das nossas vidas sociais existe nos nossos registos de comunicação com os outros, por isso entender o passado de alguém através das suas relações individuais pareceu-me um passo intuitivo”, explicou Cherdabayev à Wired.
Surgiu Shryne, uma aplicação móvel (app) para iOS criada na Irlanda e apresentada pelo seu criador como “uma poderosa ferramenta digital de arquivo das relações pessoais”.
Cherdabayev considera que “pode ser um pouco surreal ver uma relação do princípio ao fim apenas num feed, com cada arquivo a tornar-se uma marca biográfica poderosa”. É isso que a app pretende alcançar. Através da importação de mensagens de texto, de emails, de posts no Facebook ou Instagram, a Shryne organiza toda uma relação com base no que aconteceu na vida social do utilizador através das redes sociais onde tem conta ou das mensagens trocadas.
Sob apenas uma tag, que pode reunir um historial com um familiar, amigo, namorado, um mero conhecido ou uma antiga namorada, são agrupados e armazenados todos os dados obtidos que contam a história daquela relação específica. Enquanto uma espécie de livro digital de uma relação, a Shryne estabelece uma linha cronológica da relação, sendo que o utilizador pode criar filtros no feed por data ou conversas favoritas, por exemplo.
Quem utilizar a app, não vai ser confrontado com publicidade. A Shryne está “empenhada numa experiência livre de publicidade que seja focada na nostalgia e organização emocional”, indica o site da app. Também de fora ficam outras pessoas que não o utilizador. Apenas este terá acesso aos seus feeds, já que ficarão todos encriptados.
Caso o utilizador se tenha separado recentemente e a nível emocional não quiser qualquer sinal da antiga relação, a Shryne permite que o feed dessa história fique “congelado” durante um ano, através da função Freeze Archive.