Daniel Hourcade fez história com os Pumas

A Argentina alcançou uma surpreendente, mas merecida, vitória na África do Sul na última jornada do Rugby Championship

Foto
AFP

A exibição sul-africana foi, no mínimo, desastrosa, mas seria uma tremenda injustiça desvalorizar o enorme feito alcançado neste sábado pela Argentina. Na última jornada do Rugby Championship, os Pumas foram a Durban, na África do Sul, e alcançaram uma inédita e histórica vitória contra os Springboks (37-25).

 

Na história dos confrontos entre a África do Sul e a Argentina havia 18 triunfos sul-africanos e um empate, mas na edição passada do Rugby Championship os argentinos estiveram muito perto nos dois confrontos de provocar uma surpresa. Desta vez, conseguiram-no.

Foto

 

Foto

A Argentina chegou à África do Sul depois de dois desaires claros nas duas primeiras jornadas, contra a Nova Zelândia e a Austrália, mas Daniel Hourcade trabalhou bem a sua equipa para o duelo no Kings Park.

Foto

 

A selecção comandada pelo técnico que esteve com Portugal, como adjunto, no Mundial 2007 – foi também campeão com Direito – realizou uma grande primeira parte e já vencia ao intervalo por 27-13, com ensaios de Marcelo Bosch e um bis de Juan Imhoff.

 

Na segunda parte, pouco mudou. Com a África do Sul a cometer erros atrás de erros, os Pumas deram praticamente o golpe final na partida logo a abrir, com Imhoff a conseguir o hat-trick numa jogada onde ficou clara a displicência sul-africana: o árbitro deu ordem para recomeçar o jogo, mas os Springboks demoraram uma eternidade a reagir e Imhoff agradeceu.

 

Com a partida decidida (34-13), o jogo foi-se arrastando até final e apesar de os ensaios de Willie le Roux e Bryan Habana terem atenuado o desnível final, o enorme feito conseguido pela Argentina de Hourcade em nada foi beliscado. A África do Sul, que não perdia quatro jogos consecutivos contra adversários diferentes há 50 anos, tem muito para rever nas próximas semanas antes de começar o Mundial 2015.

 

África do Sul: 15 Willie le Roux, 14 Jesse Kriel, 13 Jean de Villiers (c), 12 Damian de Allende, 11 Bryan Habana, 10 Handré Pollard, 9 Ruan Pienaar, 8 Schalk Burger, 7 Marcell Coetzee, 6 Heinrich Brüssow, 5 Lood de Jager, 4 Eben Etzebeth, 3 VIncent Koch, 2 Bismarck du Plessis, 1 Tendai Mtawarira.

 

Argentina: 15 Joaquin Tuculet, 14 Horacio Agulla, 13 Marcelo Bosch, 12 Jeronimo de la Fuente, 11 Juan Imhoff, 10 Juan Martin Hernandez, 9 Tomas Cubelli, 8 Leonardo Senatore, 7 Juan Manuel Leguizamon, 6 Pablo Matera, 5 Tomas Lavanini, 4 Guido Petti, 3 Nahuel Tetaz Chaparro, 2 Agustin Creevy (c), 1 Marcos Ayerza.

Sugerir correcção
Comentar