Flying Maçães: um jogo para brincar com um secretário de Estado

A sátira a Bruno Maçães saltou das redes sociais para um jogo de computador

Foto

Nos últimos dias, muito se tem falado da troca de palavras entre o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, e Phillippe Legrain, economista britânico e ex-conselheiro de Durão Barroso. Depois da chuva de comentários nas redes sociais, a sátira saltou agora para um jogo de computador: o Flying Maçães.

Inspirado no popular jogo Flappy Bird, o Flying Maçães tem como mote ajudar o secretário de Estado a “evitar os factos com demagogia”. O objectivo do jogo, disponível aqui para computador e tablet, é ultrapassar os obstáculos que vão aparecendo – o nível de dificuldade é elevado. O jogo é acompanhado pela música "Demagogia", de Lena d’Água.

A discussão entre Bruno Maçães e Phillippe Legrain começou na segunda-feira quando o secretário de Estado dos Assuntos Europeus partilhou no Twitter um artigo do "Wall Street Journal" a dizer que os países que estiveram em crise na zona euro, à excepção da Grécia, deixaram “os problemas para trás”. O antigo conselheiro de Durão Barroso contrapôs, igualmente no Twitter. “A economia de Portugal ainda é 7,5% mais pequena do que há sete anos. É isto que considera deixar os problemas para trás?”

A partir daqui, assistiu-se a uma troca de mensagens, com Maçães a dizer a Legrain que era melhor admitir que as previsões estavam erradas e o britânico a retribuir que “Portugal está num buraco horrível”: “Fraco crescimento, dívida asfixiante, desemprego alto, emigração em massa, sendo ultrapassado pela Polónia e outros…”

Bruno Maçães acusou então Legrain de estar “errado”: “A ideologia está a impedi-lo de ver os factos. Acredito que a maioria das pessoas vai preferir olhar para os factos”. A resposta do britânico não demorou: “Apenas lhe dei factos. Ou duvida dos números do PIB português?”.

Maçães deu então a discussão por terminada. “Como já disse, é impossível debater com pessoas que ficam zangadas quando se prova que não têm razão.” Legrain, mais uma vez, não abdicou de uma resposta. “Adoro. Não me apresentou um único facto. Estou a rir-me da sua falta de argumentos”.

Na quarta-feira, os dois voltaram a discutir a propósito dos números do desemprego, revelados pelo INE. Maçães destacou a maior descida do desemprego desde que há registos e Legrain questionou o secretário de Estado se ele considera que uma taxa de desemprego de 11,9% é um sucesso.

Esta não é a primeira vez que a actuação de Bruno Maçães no Twitter lhe vale críticas. O social-democrata Pacheco Pereira já o tinha visado num artigo de opinião no PÚBLICO, em Abril de 2014, intitulado "Os piu-piu de Maçães".

Sugerir correcção
Comentar