Axa vai vender actividade em Portugal aos belgas da Ageas

Seguradora francesa recebeu oferta “irrevogável” de 190,8 milhões de euros.

Foto
José Fernandes

A francesa Axa anunciou que está a negociar com os belgas da Ageas a venda da totalidade da actividade em Portugal por 190,8 milhões de euros, numa operação que deverá ficar concluída no início do primeiro semestre de 2016.

A empresa sedeada em Paris emitiu nesta sexta-feira um comunicado onde refere que que recebeu uma oferta “irrevogável” da Ageas por 100% das participações do grupo Axa Portugal. O negócio da seguradora inclui os ramos não-vida, com a Axa Seguros, o negócio vida, sob a insígnia da Axa Vida e ainda a Axa Global Direct Seguros e Reaseguros, responsável pela Seguro Directo.

O director-geral da Axa para a Região do Mediterrâneo e América Latina, Jean-Laurent Granier, afirmou que, com base no plano estratégico da seguradora, a Axa passaria a concentrar esforços em “mercados com forte potencial de crescimento a longo prazo”.

Em Abril, a Axa despediu 10% dos trabalhadores em Portugal, justificando a decisão com o “contexto económico difícil” que “provocou um claro declínio da rentabilidade do mercado segurador português”. Na altura, apesar do despedimento de 60 trabalhadores, a empresa anunciava que pretendia "manter e reforçar a sua presença, assumindo um compromisso absoluto, presente e futuro, com os seus clientes, mediadores e colaboradores”.

Também por comunicado, o grupo segurador belga confirmou a existência de negociações e os valores envolvidos, sendo que a operação terá que passar ainda pela aprovação dos reguladores. Em Portugal, a Ageas detém a totalidade da Médis e da área não-vida da seguradora Ocidental, sendo que na área vida a empresa é parceira do BCP, que detém 49%.

Citado no documento, o presidente executivo da Ageas para a Europa, Steven Braekeveldt, afirma que o acordo constitui uma “grande oportunidade para que a Ageas continue a desenvolver-se em Portugal”, um mercado onde a empresa espera desenvolver-se ainda mais nos próximos anos. O responsável refere ainda a implementação de um “plano de transformação” com o objectivo de “aumentar a rentabilidade da companhia”, sem especificar os contornos.

Com esta aquisição, a empresa sedeada em Bruxelas com passar da sexta posição para a segunda maior seguradora a operar em Portugal, alargando a quota de mercado para 14,4%.

Esta é a mais recente alteração no panorama das empresas seguradoras no mercado português, com negócios que fizeram vários destes grupos mudar de mãos.

Mais recentemente, a Tranquilidade, antiga companhia do Grupo Espírito Santo, foi vendida aos norte-americanos da Apollo, que também tinham estado interessados na Fidelidade e na Axa. O Santander Totta vendeu 51% do seu negócio segurador no grupo holandês Aegon e o BCP vendeu a participação dos 49% da Ocidental aos belgas da Ageas. Em Janeiro de 2014, o governo anunciou a venda da Fidelidade, que até então era detida pela Caixa Geral de Depósitos, aos chineses da Fosun.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários