Assolada pela seca, a Califórnia está a ser devorada por incêndios

Há mais de vinte incêndios activos na Califórnia, que sofre há quatro anos a maior seca na sua história. O maior, o Rocky Fire, queimou já 260 quilómetros quadrados e ameaça mais de cinco mil casas.

Ao longo do fim-de-semana, o Rocky Fire quadruplicou de tamanho
Fotogaleria
Bombeiro a atear um contra-fogo para combater o Rocky Fire Justin Sullivan / AFP
Fotogaleria
O Rocky Fire quadriplicou de tamanho ao longo do fim-de-semana Josh Edelson / AFP
Fotogaleria
Um avião de carga espalha agente retardador de incêndio Josh Edelson / AFP
Fotogaleria
Há cerca de 280 viaturas terrestres no combate ao Rocky Fire Justin Sullivan / AFP
Fotogaleria
Há mais de 10 mil bombeiros a combater as chamas na Califórnia Justin Sullivan / AFP

Milhares de bombeiros norte-americanos assistiram na noite de sábado a algo sem precedentes. Em apenas cinco horas, o maior dos 23 incêndios hoje activos na Califórnia devorou cerca de 80 quilómetros quadrados de terreno. O Rocky Fire, o nome dado ao incêndio nos arredores de Sacramento, quadruplicou de tamanho ao longo do fim-de-semana e, nesta terça-feira, já consumira mais de 260 quilómetros quadrados e mais de duas dezenas de casas.

Mesmo com cerca de 3200 bombeiros a combatê-lo, está apenas 12% contido. “Este incêndio está a comportar-se de uma maneira que nunca ninguém viu”, disse o porta-voz do departamento de florestas e protecção a fogos da Califórnia, Jason Shanley. “Onde é que isto acontece a não ser na televisão?”

A Califórnia enfrenta uma das piores vagas de incêndios na história dos Estados Unidos e tudo se deve a uma tempestade perfeita de condições que se têm vindo a acumular no principal estado agrícola do país. Quatro anos de seca, a maior de que há registo, deixaram os terrenos ressequidos. As temperaturas andaram pela casa dos 35 graus nas últimas semanas e a humidade caiu para a casa dos 10%. Sem chuva e com o terreno seco, milhares de relâmpagos criaram centenas de pequenos incêndios que se foram acumulando. O fogo em Red Buttes, na fronteira a Norte com o Oregon, começou desta maneira e já percorreu mais de 100 quilómetros quadrados.

Há mais de 10 mil bombeiros a combaterem as chamas, que atingem sobretudo o Norte da Califórnia, onde a situação é mais grave. É também a zona mais montanhosa da Califórnia, o que atrasa as operações de combate aos fogos. Menos afectado pela seca do que o Sul, o Norte do estado é a zona com mais densidade florestal.

A maior ameaça para a população é a velocidade com que se alastra o Rocky Fire. Na segunda-feira, este incêndio atravessou a auto-estrada que os bombeiros usavam como linha de protecção e põe agora em risco mais de 5500 casas. O governo estadual ordenou a evacuação de cerca de 13 mil pessoas. “Nunca vi um fogo como este”, disse à BBC Vicki Estrella, uma das habitantes que foi forçada a sair de casa. Nos ares, os bombeiros têm o apoio de mais de 20 helicópteros, aviões de carga e cerca de 285 veículos terrestres, segundo a AFP. Tudo para combater o Rocky Fire.

Os fogos das últimas semanas na Califórnia queimaram mais de 570 quilómetros quadrados de terreno. Jerry Brown, o governador, decretou já o estado de emergência e convocou a guarda nacional do seu estado e do Colorado. O início desta semana parece trazer bons sinais para o combate aos incêndios. Os relâmpagos dissiparam-se, as temperaturas baixaram e a humidade aumentou. Também os ventos são agora mais fracos. 

Sugerir correcção
Comentar