Microsoft terá investido 100 milhões de dólares na Uber

Negócio ainda não foi confirmado oficialmente. Uber reforça posição no mercado, onde tem actualmente um valor de 45.500 milhões de euros.

Foto
TENGKU BAHAR/AFP

A Microsoft terá investido 100 milhões de dólares (91 milhões de euros) na Uber Technologies, o que vem reforçar a presença no mercado da empresa norte-americana que fornece um serviço de transporte privado avaliada recentemente em perto de 50 mil milhões de dólares (45.500 milhões de euros).

Segundo uma fonte que pediu para não ser identificada citada pela agência Bloomberg, o negócio terá sido finalizado na última sexta-feira. A Microsoft tinha vendido no mês passado uma parte da sua divisão de mapeamento do seu motor de busca Bing à Uber, que no âmbito do negócio ofereceu 100 postos de trabalho a funcionários da empresa de tecnologia que trabalhavam nas divisões de aquisição de imagem e análise de dados.

Além desta parceria, as duas empresas tinham também acertado a integração da Uber na assistente pessoal com comando de voz da Microsoft, a Cortana, permitindo ao utilizador que seja feito um pedido de transporte quando tem, por exemplo, uma reunião, e data do encontro se está a aproximar.

Como uma das startups mais bem-sucedidas nos últimos anos, a Uber beneficia, assim, de mais um investimento que a coloca no topo das chamadas unicorns ou unicórnios, empresas que chegaram a um valor de mil milhões de dólares ou mais, com base em financiamento externo.

No início deste ano, a Uber chegava aos 40 mil milhões de dólares e cerca de oito meses depois sobe a fasquia com o crescente interesse de investidores na sua tecnologia que permite a ligação entre um cliente e um motorista privado por valores que concorrem com os praticados nas mais de 300 cidades de 57 países onde opera, incluindo Portugal.

Com investimentos como o da Microsoft, e à semelhança do que tem acontecido com outros financiamentos, é esperado que a Uber continue a investir na expansão do seu negócio noutras zonas do planeta.

Apesar dos mega investimentos que a Uber tem recebido desde que foi criada em 2009, a empresa liderada por Travis Kalanick continua a ter problemas com a justiça em vários países onde está representada, acusada pelos taxistas profissionais de concorrência desleal e ilegalidades. Em Portugal, por exemplo, a Uber tem estado em tribunal após um processo iniciado pela Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).

A ANTRAL conseguiu em tribunal que fosse ordenada a suspensão da actividade da Uber, mas devido a uma troca de moradas (a associação apresentou como sede a representação norte-americana, sendo que a Uber em Portugal responde directamente à delegação holandesa) apenas uma das ordens dadas foi cumprida: a suspensão do site. De resto, a aplicação móvel Uber continua funcionar quatro meses depois de ser conhecida a decisão judicial.

Sugerir correcção
Comentar