Windows 10 é lançado hoje como o "começo de uma nova era"

Microsoft espera que mil milhões de utilizadores usem o novo sistema operativo dentro de dois a três anos.

Foto
Pelo menos cinco milhões de utilizadores já usaram a versão beta do Windows 10 JUNG YEON-JE/AFP

O Windows 10 vai estar disponível a partir desta quarta-feira em 190 países, incluindo Portugal, naquela que é considerada a melhor actualização do sistema operativo da Microsoft. A empresa de tecnologia norte-americana vai oferecer durante um ano a nova versão, esperando atrair dentro de dois a três anos mil milhões de utilizadores de smartphones, tablets e computadores com actualizações gratuitas para aparelhos com as versões Windows 7, 8 e 8.1.

O Windows 10 pretende corrigir os erros da versão anterior, com vários problemas de adaptação a serem denunciados pelos utilizadores. As críticas que têm surgido na maioria dos sites de tecnologia à nova versão do sistema operativo da Microsoft são positivas. “Grande passo em frente”, "experiência familiar" ou “fácil utilização” são características repetidas nos balanços que se fazem da mais recente oferta da empresa.

Para quem tiver as versões Windows 7, 8 e 8.1 a actualização será gratuita e uma vez instalado num dispositivo continuará a não ser pago durante o tempo de vida do aparelho que tiver o Windows 10. Para os utilizadores que usem um sistema operativo anterior ao Windows 7 será necessário não um upgrade mas uma nova versão e isso terá custos. O Windows 10 Home terá um preço de venda aproximado de 119 dólares (109 euros), enquanto o Windows 10 Pro chegará aos 199 dólares (182 euros). O Windows 10 Pro Pack, que permite ao utilizador fazer uma actualização do Home para o Pro, vai custar 99 dólares (89 euros).

E quais são as novidades, segundo quem já experimentou o Windows 10? O menu Início (Start) está de volta e promete levar o utilizador ao passado mas no bom sentido, possibilitando o acesso a aplicações integradas - mapas, fotografias, email ou calendário, por exemplo – ou adquiridas na Windows Store e funções de forma imediata, passos que na versão 8 se tornaram complicados. É possível personalizar o menu para facilitar o acesso aos conteúdos que mais utiliza. Os mosaicos de apresentação permitem aceder diretamente ao conteúdo sem ter de abrir a aplicação.

O Windows 10 inclui ainda o Microsoft Edge, um novo browser, no qual é possível escrever ou anotar directamente nas páginas da Internet e partilhá-las com amigos ou guardar artigos para ler mais tarde. De destacar ainda, o Windows Hello que permite iniciar a sessão, com reconhecimento de dados biométricos, sem ser necessária password.

Há ainda Cortana, a assistente pessoal da Microsoft, concorrente da Siri, da Apple, e do Google Now, e que em breve estará disponível em Português. Está previsto que Cortana tenha uma versão em aplicação móvel para smartphones e tablets iOS e Android. Inspirada na personagem feminina de inteligência artificial do videojogo Halo da Xbox, Cortana recebe instruções através de comando de voz para realizar buscas na Internet no smartphone, criar dados na agenda do utilizador, estabelecer alarmes, enviar mensagens, iniciar chamadas no momento ou agendadas ou abrir o Facebook ou o Twitter.

O multitasking é outra das características que marcam o Windows 10. É possível trabalhar com quatro aplicações em simultâneo e visualizar todos os passos numa única página.

O Windows anunciou ainda a aplicação Xbox com a qual o utilizador pode gravar jogos em poucos segundos, defrontar outros jogadores e partilhar jogos a partir da Xbox One para o seu dispositivo Windows 10.

A Microsoft informa que quem reservou a sua actualização para o Windows 10 será notificado quando a sua actualização estiver pronta a instalar. No caso de empresas, o Windows 10 estará disponível para implementação a partir de 1 de Agosto.

Em Portugal, a Microsoft edtabaleceu parcerias com algumas das principais empresas de retalho para ajudar os utilizadores a actualizar os seus dispositivos. Para quem pretenda a actualização para o Windows 10 assistida, pode recorrer aos serviços de instalação nas lojas com preços a partir de 19€. Para os computadores novos adquiridos ainda com Windows 8.1, este serviço será gratuito.

"Apesar do upgrade gratuito estar disponível, pode haver utilizadores que desejem uma versão integral do Windows 10, como por exemplo quem tiver versões de Windows não-genuínas ou PC’s sem qualquer sistema operativo instalado. Para esses, a versão integral do Windows 10 estará nas principais cadeias de retalho, a partir de 20 de Agosto", adianta a Microsoft Portugal em comunicado.

Segundo confirmou um porta-voz da Microsoft à AFP, neste momento “está tudo a correr bem”. “É a primeira vez que vamos tentar fazer uma implementação do género, mas para já tudo está a correr bem, há muitos interessados", indicou a mesma fonte, sublinhando que o processo vai levar algum tempo para que 1,5 mil milhões de utilizadores do Windows fiquem actualizados.

A Microsoft recusou-se a avançar quantos utilizadores já reservaram a nova versão do sistema operativo ou já fizeram a actualização, mas a empresa confirmou que cinco milhões de utilizadores já usaram a versão beta do Windows 10.

O presidente da Microsoft, Satya Nadella, considerou em declarações à BBC divulgadas esta quarta-feira que o Windows 10 “não é apenas uma nova versão [do sistema operativo] mas o começo de uma nova era”.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários