Festival para Gente Sentada vai para Braga com Giant Sand, Yasmine Hamdan e Mercury Rev

Braga recebe pela primeira vez o festival. Mdou Moctar, B Fachada, Bruno Pernadas e Lydia Ainsworth são outros destaques do cartaz

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

A 11.ª edição do Festival para Gente Sentada, dedicado exclusivamente a cantautores, realiza-se pela primeira vez em Braga, a 18 e 19 de Setembro, após dez edições em Santa Maria da Feira, informaram os promotores em conferência de imprensa.

O responsável da Ritmos, empresa organizadora do evento, João Carvalho, disse à Agência Lusa que o festival, cujas dez edições anteriores ocorreram em Santa Maria da Feira, vai contar este ano com 16 artistas que actuarão no Theatro Circo, no espaço cultural GNRation e no centro da cidade.

Entre eles, estão os norte-americanos Giant Sand e a libanesa Yasmine Hamdan, que regressam a Portugal depois da passagem recente pelo NOS Primavera Sound. O primeiro dia fica completo com a actuação no Theatro Circo do multi-instrumentista português Bruno Pernadas, enquanto que no GNRation ouvir-se-á a endiabrada guitarra eléctrica do tuareg Mdou Moctar e o indie dance de Electric Shoes e o centro da cidade recebe Box to Box, Benjamim e Serushio.  

No dia seguinte, o destaque vai para o experimentalismo avant-pop dos Mercury Rev e para o imaginário cinematográfico de Lydia Ainsworth. A programação no Theatro Circo fica completa com B Fachada. O GNRation recebe as actuações de DJ Coco e a viagem sonora de Filho da Mãe e Ricardo Martins. No centro de Braga há concertos de Time for T, Sun Blossoms e Peixe.

Sobre a mudança de cidade, João Carvalho indicou que o objectivo é “reinventar o festival numa cidade” que compreenda “a vontade de dar ao projecto um novo elã”, para que este “seguisse por outro caminho”. “Braga é uma cidade jovem, com salas maravilhosas”, referiu o organizador, acrescentando que foram encontrados na cidade “os parceiros ideias” para esta fase.

Sugerir correcção
Comentar