O Instagram também pode unir os países de língua portuguesa

Nossa Língua é o nome de um projecto nascido no Brasil com o intuito de contar a história da língua portuguesa em imagens. Qualquer pessoa com conta no Instagram pode participar e ver as suas fotografias integrarem um documentário virtual

Um grupo de criativos brasileiros decidiu propôr a todos os “instagrammers” dos países de língua portuguesa o desafio de a fotografarem. O objectivo? “Criar uma história comunitária sobre a nossa língua, aquilo que temos em comum apesar de sermos países tão diferentes”, descreve Júlio Silveira ao P3. O projecto — designado por Nossa Língua — quer que os lusófonos respondam com fotografias que, posteriormente, integrarão um documentário. “Será o primeiro documentário virtual dos países de língua portuguesa”, garante.

Qualquer pessoa com uma conta no Instagram pode participar. Apenas tem que seguir um dos dez temas (“bem amplos mas comuns a todos nós”) que a organização definiu como base para a criação da definição da língua portuguesa e partilhar fotografias com as “hashtags” correspondentes. Semanalmente é lançado um tema, em jeito de missão, e para cada um são escolhidas dez fotografias, a cargo de um corpo curatorial de sete “instagrammers”.

No total, vão ser cem as fotografias seleccionadas para uma exposição, com textos escritos por autores de todos os países e território envolvidos: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor Leste e Macau. A ideia é que a exposição seja itinerante e que dela nasça, também, um livro e um documentário.

“Há muita diversidade mesmo dentro de cada país. Falar dos Açores é totalmente diferente de falar do Algarve ou do Douro. E no Brasil, então, o espaço é ainda maior”, reflecte Júlio, editor no mercado livreiro. Até agora, duas missões cumpridas — subordinadas aos temas terra e casa — e já se encontram semelhanças. “Usamos duas plataformas comuns: a língua portuguesa e a imagem, super universal”, resume. É um diálogo estabelecido entre vários continentes, de forma colaborativa.

Todos os registos fotográficos escolhidos para o Nossa Língua vão fazer parte do documentário, cujas filmagens estão agendadas para o próximo mês de Outubro e com estreia até ao ínicio de 2016. Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique são os destinos já confirmados para a realização da média metragem sobre a língua portuguesa e as suas visões. É o resultado do desafio no Instagram que vai mostrar à equipa de filmagens “o que é mais relevante em cada país”. O documentário, com um pendor virtual, “vai ser bem fragmentado, como é o próprio Instagram”, refere Júlio, mas com “muitas conversas” sobre a forma como a língua portuguesa é falada e sentida.

A próxima missão no Instagram tem como tema o trabalho e as fotografias devem ser partilhadas com a “hashtag” #NossaLingua_trabalho. O regulamento e o calendário do projecto podem ser consultados aqui.

Sugerir correcção
Comentar