Nova Iorque vai ter um terminal de aeroporto só para animais

Aeroporto nova-iorquino vai ter um novo terminal dedicado aos milhares de animais que, anualmente, recebe. Projecto inclui cavalariças, spa e clínica veterinária

Foto
DR

Todos os anos, mais de 70.000 animais passam pelo Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A partir de 2016, estes animais de estimação, selvagens e gado vão ser recebidos num novo terminal criado especificamente para responder às suas necessidades, o The Ark. O objectivo é garantir que os animais sofram o mínimo de stress possível durante as viagens.

O novo terminal, escreve a revista norte-americana “Wired”, assemelha-se a um hotel de luxo e vai custar 37 milhões de euros. O escritório de arquitectura e design Gensler é o responsável pelo projecto da nova infra-estrutura, cuja área está estimada em mais de 16.600 metros quadrados.

The Ark vai localizar-se alguns quarteirões a Norte dos terminais para pessoas do aeroporto JFK. Instalações com serviço de “spa” para cães e gatos, 48 cavalariças, um curral, uma clínica veterinária e um outro espaço, destinado ao transporte de animais para fora ou dentro dos aviões são algumas das valências previstas. Uma pista para os aviões também está pensada, com o intuito de reduzir o tempo de viagem entre estes e as cavalariças ou o curral.

Foto

Cães, gatos, cavalos, gado e aves são os animais nos quais o The Ark se vai especializar, continua o artigo da “Wired”. Para os primeiros, o centro “Paradise 4” oferece uma pequena piscina e um relvado para corridas. Já os gatos vão ter direito a trepar árvores. Tudo por cerca de 46 euros por noite.

Foto

Para Cliff Bollmann, um dos arquitectos, muitas características do design são comuns aos terminais para pessoas e para animais. “Tal como os seres humanos, os animais precisam de se alimentar num ambiente confortável.”

Foto
Sugerir correcção
Comentar