Ikea: o mais seguro é fixar as cómodas e os roupeiros à parede

A empresa sueca recebeu queixas relativamente à morte de duas crianças com cerca de dois anos de idade, em 2014, nos Estados-Unidos

Foto
A IKEA recomenda que todos os móveis sejam fixados à parede DR

A empresa sueca Ikea esclareceu esta quinta-feira que os móveis da gama Malm não estão a ser retirados do mercado, ao contrário do que tem sido noticiado, explicando que em causa está uma campanha de sensibilização a decorrer nos Estados Unidos.

Maria João Franco, responsável do departamento de comunicação da empresa Ikea Portugal, reagia assim a notícias sobre a retirada dos móveis da gama Malm na sequência da morte de duas crianças, nos EUA, afirmando que esta foi confundida com uma acção de sensibilização de segurança levada a cabo pela empresa nos Estados Unidos, que vai oferecer aos consumidores norte-americanos um "kit" para fixar os móveis à parede. A mesma fonte acrescentou que a IKEA recomenda que todos os móveis sejam fixados à parede — "o que não acontece nos Estados Unidos" — e que até a própria transportadora que trabalha com a marca o faz, quando realiza serviços de entrega e montagem ao domicílio.

Maria João Franco lembrou também que, em Portugal, estes "kits" estão disponíveis gratuitamente nas lojas. A ação de sensibilização norte-americana foi criada em parceria com a Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo (CPSC), que referiu à agência francesa de notícias que estes "kits" são aplicáveis em alguns móveis — entre cómodas e roupeiros — da gama Malm, acção que abrange, de momento, cerca de 27 milhões de produtos já vendidos.

A CPSC acrescentou ainda que a empresa Ikea recebeu queixas relativamente à morte de duas crianças com cerca de dois anos de idade, em 2014, provocada pela queda de cómodas suecas que não estavam presas à parede. "Os consumidores não devem usar as cómodas e roupeiros infantis e para adultos do Ikea com altura superior a 60 e 75 centímetros, respectivamente, a não ser que estejam fixados a uma parede", recomendou a CPSC.

Sugerir correcção
Comentar