Summer JADE Meeting 2015: diz que é o maior evento de empreendedorismo jovem

Durante o ano, aprende-se. No verão os conhecimentos põem-se em prática. Arranca esta quinta feira em Coimbra o congresso internacional da Federação de Júnior Empresas de Portugal e da Europa

Foto

Arranca esta quinta feira em Coimbra aquele que é anunciado como o maior evento de empreendedorismo jovem alguma vez feito no país: o Summer JADE Meeting 2015. Organizado por duas júniores empresas pertencentes à Universidade de Coimbra (UC), a jeKnowledge e a JEEFEUC, em parceria com a Federação de Júnior Empresas de Portugal e da Europa (JADE).

Se calhar é conveniente sublinhar que júnior empresa não é uma formulação estranha de português. É antes um conceito que define uma associação sem fins lucrativos, não política e não religiosa, constituída por estudantes universitários. As júnior empresas têm como principal objectivo colocar em prática os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da formação académica dos diversos estudantes, pretendendo-se que os jovens desenvolvam projetos onde possam melhorar as suas "soft skills", fazendo a diferença no mercado de trabalho.

O Summer JADE Meeting nasceu em Viena, na Áustria, e realiza-se de dois em dois anos. A última edição decorreu em Milão, na Itália, em 2013 e este ano aterra em Coimbra entre os dias 23 e 26 de Julho. Na página onde são explicadas as razões por ter sido a cidade de Coimbra a eleita para acolher este encontro, está o facto de a universidade ter sido a primeira no país a criar uma incubadora de empresas, por ser considerada uma das 100 regiões mais inovadoras da Europa (só em 2014 albergou mais de duas dezenas de eventos sobre inovação e empreendedorismo) e por ter a segunda maior percentagem nacional de trabalhadores qualificados. E, claro, por ter uma universidade que é das mais antigas do mundo (comemora este ano os 725 anos da sua fundação, classificadas como Património da Humanidade.

Falar sobre o empreendedorismo é a base deste congresso internacional, cujo programa engloba palestras, momentos de "networking", debates, "workshops" e uma competição que irá desafiar todos os participantes. Estão mais de 300 participantes inscritos, pertencentes a júnior empresas de vários países europeus, do Brasil e Tunísia. Subordinado ao tema “Think it, Make it, Sell it!”, o evento conta com a presença de oradores e empresas de renome nacional e internacional, como a Whitesmith, a SAGE e a Licor Beirão.

Sugerir correcção
Comentar