Plataforma de video-on-demand distribui em sala As Mil e uma Noites

A MUBI estreia-se na distribuição comercial em sala lançando o filme de Miguel Gomes no Reino Unido e na Irlanda.

Foto
As Mil e uma Noites DR

A MUBI, plataforma de subscrição de video-on-demand, fechou o seu primeiro contrato de distribuição comercial em sala. A notícia é da Variety e concretiza: numa “associação pioneira” com a New Wave Films, a MUBI vai lançar As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, nas salas do Reino Unido e da Irlanda. Depois exibirá as três partes do filme online.

Segundo a análise da Variety, este é mais uma acção que torna visível o interesse recente das plataformas de video-on-demand em adquirir direitos sobre os filmes para os lançar em sala para além da exibição online. A Netflix vai distribuir Beats of no Nation, de Cary Fukunaga, em salas americanas (para além do serviço online), vai lançar Crouching Tiger, Hidden Dragon: The Green Legend na China, e em IMAX e na sua plataforma, e encarregar-se-á de War Machine, de Brad Pitt.

Porquê começar com As Mil e uma Noites? Segundo Efe Cakarel, fundador (em 2007) e presidente do conselho de administração da MUBI, este é “um dos filmes mais singulares do ano”, e a MUBI considera-o “perfeito” para iniciar a sua aventura nas salas, acrescentando espectadores aos seus serviços.

A MUBI distingue-se de outras plataformas de vídeo-on-demand – prefil traçado pela Variety - por se especializar no cinema dito “independente”, no cinema clássico e nas descobertas dos festivais, com ênfase no cinema que escapa ao domínio da língua inglesa.

Em Portugal, os três filmes que compõem As Mil e uma Noites têm o seguinte calendário de estreia: O Inquieto a 27 de Agosto, O Desolado quatro semanas depois, a 24 de Setembro, e O Encantado na semana seguinte, a 1 de Outubro.