Vitória dramática dos Wallabies contra os Springboks

Com um ensaio na “bola de jogo”, a Austrália bateu a África do Sul no jogo que encerrou a 1.ª jornada do Rugby Championship

Foto

No início da segunda parte, a África do Sul chegou a ter uma vantagem de 13 pontos (20-7) e parecia ter a vitória na mão em Brisbane, mas de forma surpreendente, os Springboks acabaram por ser superados pelos Wallabies. Com um ensaio de Tevita Kuridran na “bola de jogo”, a Austrália venceu por 24-20, em Brisbane, e entrou com o pé direito no Rugby Championship 2015.

 

Como é habitual quando os Springboks estão em campo, a estreia de Austrália e África do Sul na competição não será recordada pelo brilhantismo da partida, apesar da enorme emoção e o duelo intenso entre as duas formações. Com o típico jogo físico sul-africano a dominar, os Springboks chegaram à meia hora de jogo a ganhar por 0-6 (duas penalidades de Handré Pollard), mas, aos 33’, um offload de Quade Cooper estendeu a passadeira a Adam Ashley-Cooper, que fez o primeiro ensaio do jogo (7-6).

Foto

 

Foto

Porém, a vantagem australiana de apenas um ponto durou pouco: a dois minutos do intervalo, um grande ensaio do segunda-linha Eben Etzebeth voltou a colocar a África do Sul na frente (7-13).

Foto

 

E o início do segundo tempo não podia ser pior para a Austrália. Apenas quatro minutos após o recomeço, Jesse Kriel fez mais um toque de meta para os sul-africanos que, com uma confortável vantagem de 13 pontos (7-20), pareciam ter assegurado o triunfo.

 

Apesar de ter reduzido para 10-20, com uma penalidade de Quade Cooper, a oito minutos do fim os Wallabies estavam encostados às cordas, mas num ápice tudo mudou. Aos 73’, Michael Hooper fez o segundo ensaio da Australia (17-20) e, a dois minutos do fim, Matt Giteau teve nos pés a possibilidade de empatar, mas o jogador do RC Toulon desperdiçou uma penalidade em zona frontal a cerca de 40 metros.

 

Com o tempo a esgotar-se, a menos de um minuto do final a África do Sul tinha a bola em seu poder, mas um mergulho para um ruck de um sul-africano foi penalizado em falta e, no tudo ou nada, a Austrália optou por colocar a bola fora para ter direito a um alinhamento e tentar chegar à vitória. E a ambição foi recompensada: quase dois minutos depois da hora, Tevita Kuridrani fez ensaio (foi necessário recorrer ao vídeo-árbitro) e garantiu a dramática vitória aos Wallabies.

 

Austrália: 15 Israel Folau, 14 Adam Ashley-Cooper, 13 Tevita Kuridrani, 12 Matt Giteau, 11 Rob Horne, 10 Quade Cooper, 9 Will Genia, 8 Scott Higginbotham, 7 Michael Hooper, 6 Scott Fardy, 5 Rob Simmons, 4 Will Skelton, 3 Sekope Kepu, 2 Stephen Moore (c), 1 James Slipper.

 

Ensaios: Ashley-Cooper, Hooper, Kuridrani

Conversões: Cooper (2), Giteau

Penaliades: Cooper

 

África do Sul: 15 Willie le Roux, 14 JP Pietersen, 13 Jesse Kriel, 12 Damian de Allende, 11 Bryan Habana, 10 Handré Pollard, 9 Ruan Pienaar, 8 Schalk Burger, 7 Marcell Coetzee, 6 Francois Louw, 5 Victor Matfield (captain), 4 Eben Etzebeth, 3 Jannie du Plessis, 2 Bismarck du Plessis, 1 Tendai Mtawarira.

 

Ensaios: Etzebeth, Kriel

Conversões: Pollard (2)

Penalidades: Pollard (2)

Sugerir correcção
Comentar