All Blacks venceram, Pumas saíram de cabeça erguida

O Rugby Championship 2015 começou com uma vitória da Nova Zelândia frente à Argentina, por 39-18

A vitória neozelandesa é clara, mas a Argentina abandonou o relvado do AMI Stadium, em Christchurch, com o  orgulho intacto. No jogo de estreia do Rugby Championship 2015, os All Blacks cumpriram o objectivo de somar o ponto de bónus com uma exibição segura, perante uns Pumas que nunca deixaram de lutar. A diferença final de 21 pontos (39-18) é um pouco penalizadora para a formação de Daniel Hourcade.

 

Não foi uma estreia brilhante para a competição, mas o frente a frente entre neozelandeses e argentinos revelou-se um duelo interessante, principalmente na segunda parte quando os Pumas conseguiram sacudir a pressão dos All Blacks.

Foto

 

Foto

A primeira parte foi totalmente dominada pela Nova Zelândia, que nunca deixou a Argentina sair do seu meio-campo, mas a boa defesa sul-americana manteve o marcador equilibrado durante os primeiros 40 minutos. Os All Blacks marcaram o primeiro ensaio aos 21’, por Richie McCaw, quando o marcador estava em 6-3: após um alinhamento a cinco metros da linha de ensaio, o capitão neozelandês contou com o apoio de Kieran Read e só parou depois de fazer o toque de meta (11-3).

 

Embora a bola circulasse quase sempre em mãos da equipa da casa, a Argentina ainda reduziu para 11-6, mas na “bola de jogo” da primeira parte, Ma'a Nonu resistiu a quatro placagens e fez o segundo ensaio da partida (18-6).

 

O golpe sofrido em cima do intervalo afectou os Pumas, que entraram mal na segunda parte tendo, num ápice, sofrido dois ensaios: Charles Piutau (43’) e Kieran Read (49’). A perder por 32-6, os argentinos libertaram-se finalmente da pressão, fizeram-se valer do seu característico orgulho e, em apenas cinco minutos, dois excelentes mauls dinâmicos após alinhamentos foram finalizados pelo carismático capitão Agustin Creevy. A diferença no marcador ficava reduzida a 14 pontos (32-18).

 

Com 20 minutos ainda por jogar, os All Blacks tiveram que voltar a arregaçar as mangas, mas a partida manteve-se equilibrada. Porém, a nove minutos do fim, o estreante Codie Taylor fez o quinto ensaio neozelandês, penalizando em demasia a boa atitude da formação de Hourcade.

 

A primeira jornada do Rugby Championship 2015 fica concluída na manhã desta sábado, com o Austrália-África do Sul, que será disputado no Suncorp Stadium, em Brisbane.

 

Nova Zelândia: 15 Israel Dagg, 14 Waisake Naholo, 13 Ma'a Nonu, 12 Sonny Bill Williams, 11 Charles Piutau, 10 Daniel Carter, 9 TJ Perenara, 8 Kieran Read, 7 Richie McCaw (c), 6 Jerome Kaino, 5 Brodie Retallick, 4 Luke Romano, 3 Owen Franks, 2 Keven Mealamu, 1 Tony Woodcock.

 

Ensaios: McCaw, Nonu, Piutau, Read, Taylor

Conversões: Carter (4)

Penalidades: Carter (2)

 

Argentina: 15 Joaquin Tuculet, 14 Horacio Agulla, 13 Marcelo Bosch, 12 Jeronimo De la Fuente, 11 Santiago Cordero, 10 Nicolas Sanchez, 9 Tomas Cubelli, 8 Facundo Isa, 7 Juan Martin Fernandez Lobbe, 6 Juan Manuel Leguizamon, 5 Guido Petti, 4 Manuel Carizza, 3 Ramiro Herrera, 2 Agustin Creevy (c), 1 Marcos Ayerza.

 

Ensaios: Creevy  (2)

Conversões: Sanchez

Penalidades: Sanchez (2)

Sugerir correcção
Comentar