Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: salada caprese com pêssego e redução de balsâmico

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3

Cronometrei ao segundo para que não fosse enganar-vos: cinco minutos e quarenta e oito segundos. Foi exactamente o tempo que precisei para preparar a salada caprese. Se não o tivesse feito, era possível que os meus pés se juntassem para jurar que este prato de cores garridas e travo de contrastes não demorou mais de dois minutos a estar pronto.

Vendo bem as coisas, o que são cinco minutos e uns segundos? Quantos mais não perdemos nós, inclusive numa fila de espera para comer? Quantos segundos, minutos, horas despendemos todos os dias a fazer coisas que não têm interesse absolutamente nenhum?

Escrevo este texto enquanto olho para uma mala (ainda) vazia. São 15h20 da tarde e tenho que estar no aeroporto às 17h. Devo ter-me atrasado de manhã e não me apercebi. Na minha agenda estava tudo muito claro e não havia margem para falhas. Terá sido enquanto me sentei no sofá a editar fotografias, abri o Facebook, espreitei o Cinecartaz e vi dois blogues na diagonal? Preciso uns segundos até para pensar nisto.

Quando o tempo já vem pronto e só exige quatro ingredientes, não fazemos horas, mas vénias. Falo da salada, que já tinha os minutos contados assim que a minha barriga se curvou após o primeiro garfo. E, por ser intemporal, não houve relógio para contar o que (não) sobrou.

Do que precisas:

1 tomate maduro

1 pêssego (polpa amarela)

1 bola de mozzarella de búfala

100 ml de vinagre balsâmico de modena

 

Vamos a isto:

1.  Começa por reduzir o vinagre balsâmico num tacho pequeno em lume médio (se não gostares do sabor tão ácido, podes acrescentar uma colher de sobremesa de açúcar mascavado ou mel). Assim que reduzir para metade, reserva.

2. Corta o pêssego (com casca), o tomate e a mozzarella em rodelas com a mesma espessura. Dispõe no prato, alternadamente.

3. Decora com folhas de manjericão (facultativo) e, com a ajuda de uma colher, rega com a redução de vinagre balsâmico.