Este concurso é para jovens ourives com ideias de negócio

PortoJóia e UPTEC criaram a Academia PortoJóia, um projecto para "apoiar e facilitar a afirmação no mercado" das ideias de três jovens criadores de ourivesaria

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Pixabay

A organização da Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) vão abrir um concurso com o objectivo de apoiar três jovens ourives no desenvolvimento do seu negócio.

Através de uma parceria, a PortoJóia e a UPTEC criaram a Academia PortoJóia, um projecto que visa "apoiar e facilitar a afirmação no mercado" das ideias de três jovens criadores de ourivesaria. A ideia é instalar três jovens no polo das Industrias Criativas da UPTEC durante seis meses, bastando para isso que "tenham uma ideia original ou um plano de negócios de que possam resultar produtos ou serviços inovadores, que se evidenciam pela sua qualidade e modernidade".

Os jovens serão selecionados através de um concurso, cujas candidaturas estão abertas até ao dia 1 de Setembro, mediante inscrição na página da internet da PortoJóia, cuja 26.ª edição decorrerá entre os dias 24 e 27 de Setembro na Exponor, em Matosinhos.

A directora da PoroJóia, Amélia Monteiro, justifica esta iniciativa adiantando que, apesar de a organização ter premiado "talentos emergentes", bem como aproximado "os jovens criadores da indústria" ao longo das 25 edições anteriores desta feira, a verdade é que o contacto vai-se perdendo e raramente é possível "acompanhar o processo de empresarialização das suas ideias".

"A academia surge, por isso, para apoiar e facilitar a afirmação no mercado" das suas ideias e "integrar os novos criadores numa dinâmica de renovação do sector", acrescenta a responsável, em comunicado citado pela Lusa. Os promotores das candidaturas distinguidas serão automaticamente admitidos na escola de "startups" do UPTEC, que se destina a empreendedores de projetos de base tecnológica, científica ou criativa que visam criar a sua própria empresa.

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