Investidores avaliam 15 projectos de base tecnológica do Programa COHiTEC

Foto
público/arquivo

Quinze novos projectos de base tecnológica vão ser apresentados a investidores de capital de risco e business angels no evento de encerramento da edição do Programa COHiTEC deste ano, nesta terça-feira, em Lisboa.

"Os projectos apresentados resultam de quatro meses de trabalho em que as ideias de base tecnológica orientadas para mercados globais foram desenvolvidas por equipas compostas por investigadores, estudantes de gestão e mentores", explicou o director do COHiTEC, Pedro Vilarinho.

Entre os 15 projectos estão uma solução inteligente de adaptação para próteses dos membros inferiores, um novo profilático para a malária, uma solução terapêutica para o tratamento da osteomielite (inflamação óssea) e um dispositivo médico para um diagnóstico "mais rápido e preciso" do enfarte agudo do miocárdio.

Segundo Pedro Vilarinho, são projectos "muito relevantes e inovadores" que vão ser apresentados. "A expectativa dos empreendedores é a de serem escolhidos por sociedades de capital de risco e business angels (investidores particulares que investem directamente ou através das suas empresas) que lhes garantam financiamentos para os próximos meses", salientou.

O Programa COHiTEC é uma iniciativa da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação e é realizado em parceria com o Centro HiTEC da North Carolina State University, a Porto Business School e o INDEG-IUL ISCTE Executive Education.

As tecnologias que estão na base dos projectos da edição deste ano foram desenvolvidas por investigadores de várias instituições, incluindo as universidades de Aveiro, Coimbra, Évora, ISCTE-IUL, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, o Instituto de Telecomunicações, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e as empresas AdaptTech e EngiScience.

Desde a sua criação em 2004, já participaram no Programa COHiTEC 136 projectos, num total de mais 600 participantes.
Até à data, os projectos de negócio apoiados pelo COHiTEC deram origem a 26 empresas de base tecnológica e vocação global.

Sugerir correcção
Comentar