Bruno Simões Castanheira
Foto
Bruno Simões Castanheira

Leo e Diana estão a dar a volta ao mundo com videoclipes

“Around the World in 80 Music Videos” é o projecto de dois jovens brasileiros, a “primeira série global de videoclipes”. São 80 episódios de 80 bandas, exibidos durante 80 semanas. Leo e Diana já passaram por Lisboa, onde ficaram um mês

Estão há quatro meses em viagem, desde que saíram do Brasil, em Março, para uma volta ao mundo focada na música. Leo Longo e Diana Boccara, brasileiros, estão a produzir “a primeira série global de videoclipes realizada pela mesma dupla de artistas”. Querem passar pelos cinco continentes e conhecer bandas de rock: o objectivo é gravar videoclipes com todas elas, “todos em plano sequência (sem cortes)”.

No início de 2014, o jovem casal fez uma “road trip” pelo Sul dos Estados Unidos, onde visitou cidades que tiveram (e ainda têm) importância na cena musical do rock, soul, blues. “Voltámos dessa viagem pela música com vontade de a continuar”, começa por contar Diana, 29 anos, em entrevista por e-mail. Juntos criaram um projecto “independente e extremamente colaborativo”, que arrancou em Março de 2015 — “Around the World in 80 Music Videos”.

“São 80 episódios exibidos [online] todas as segundas-feiras, durante 80 semanas. 80 clipes de 80 bandas de rock (e subgéneros) dos cinco continentes”, define. Só no Brasil foram gravados dez vídeos — e respectivos “Behind the Trips”, nos quais se conta e mostra o que aconteceu durante as filmagens. Leo e Diana estão agora em Itália, depois de terem passado por Paris e Lisboa, onde ficaram durante um mês.

PÚBLICO -
Foto
Leo e Diana com os Linda Martini Bruno Simões Castanheira

“Tivemos um intenso caso de amor com Lisboa”, admite a assistente de direcção, argumentista e produtora de televisão. Arrendaram um apartamento no bairro da Misericórdia e viram Lisboa “através dos olhos dos amigos foram fazendo”. “Pedíamos dicas de onde comer para os Linda Martini, passeámos com o David Santos [Noiserv] por Alcântara, pela LX Factory e pela Ponte 25 de Abril, e fomos a Sintra para gravar o ‘clip’ de Frankie Chavez”, recordam. A estes três nomes da música portuguesa [ver vídeos ao lado] falta ainda acrescentar os Capitão Fausto, que também gravaram com a dupla.


Com 34 anos, Leo — que é realizador de programas de televisão e publicidades — dirige os videoclipes, enquanto Diana é responsável pelos “Behind the Trips”. “Juntos produzimos, criamos, escrevemos e concretizamos todas as ideias que temos para o projecto”, explicam. “Somos muito parecidos em muitos aspectos e extremamente diferentes noutros. Gostamos de trabalhar muito, de criar, de produzir, de estar no ‘set’ de rodagem e de café”, brinca Diana. “Mas ele gosta de goiabada e eu de chocolate. O que é óptimo, assim não brigamos pelo último quadradinho de chocolate.”


Em cada país que visitam e exploram, gostam de “agregar novos colaboradores, como ‘filmmakers’ e produtoras locais”. Fizeram isso em Lisboa com a produtora Videolotion, o realizador Filipe Correia dos Santos e o director de fotografia Guilherme Daniel. “Temos o objectivo de criar uma nova forma de se trabalhar, onde o processo colaborativo faça parte activa da forma como nos envolvemos com os outros à nossa volta e desenvolvemos o nosso trabalho através dessas relações”, resumem.

Todos os vídeos do “Around the World in 80 Music Videos” são partilhados online no YouTube, bem como no Facebook. A cada “clip” corresponde um outro, de “making of”, vários deles já com milhares de actualizações. A “primeira temporada” do projecto, como costumam dizer, tem fim em Setembro de 2016, para quando está agendada a exibição do 80.º vídeo. Depois dessa data, Leo e Diana ainda não sabem bem o que vão fazer. “Pensamos, sim, em ter uma segunda temporada de ‘Around the World in 80 Music Videos’. Quem sabe, né?”