Bolsas de criação jornalística com candidaturas até 20 de Julho

Projecto ligado ao Desenvolvimento abriu concurso para atribuição de bolsas de criação jornalística em temas ligados à área

Foto
Christian Charisius /Reuters

O projecto “Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento” está a atribuir bolsas que pretendem “promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento, que normalmente não são notícia nos media portugueses”.

A bolsa vai consistir num “exercício de criação jornalística, realizado a quatro mãos em Portugal, na Europa e em África (num país de língua portuguesa), proporcionando assim um programa de mentoria entre jornalistas e jovens estudantes ou estagiários de cursos de Jornalismo e Comunicação”.

São elegíveis “propostas de trabalhos de reportagem escrita, fotográfica ou áudio” e, “dependendo do país seleccionado para a realização da reportagem, os promotores desta iniciativa disponibilizam-se a desempenhar um papel de facilitadores de contacto e de acesso a fontes locais”.

As propostas devem ser enviadas até 20 de Julho (os resultados são conhecidos a 15 de Agosto) e aquelas que forem seleccionadas devem ser realizadas entre Setembro e Outubro de 2015. Será “dada preferência a jornalistas ou fotojornalistas integrados em órgãos de comunicação social portugueses”, sendo que este “tem a oportunidade de escolher o outro elemento da equipa, que deve ser necessariamente estudante de jornalismo/comunicação ou jornalista estagiário”.

“O tema relacionado com o Desenvolvimento é livre, bem como a duração da permanência no terreno, tendo porém especial atenção à exequibilidade da acção dentro do orçamento proposto” (mais informações e candidaturas aqui).

“Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento” é um projecto realizado pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação Coolpolitics e dois centros de investigação – o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra) e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), com financiamento do Camões, IP. e co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de uma iniciativa que procura contribuir para uma reflexão sobre a cobertura mediática de questões relacionadas com o Desenvolvimento e para melhorar a qualidade da relação entre jornalistas e profissionais da área do Desenvolvimento.

Sugerir correcção
Comentar