IBM desce aos sete nanómetros com novo chip

Modelo anunciado ainda está em fase de testes.

Foto
Investigadores mostram uma placa com os novos chips IBM

Nos chips, componentes essenciais nos equipamentos electrónicos, quanto mais pequeno, melhor. A IBM anunciou ter desenvolvido um chip com transístores de sete nanómetros, metade do tamanho dos transístores que são actualmente o padrão no mercado.

Os chips fazem parte de aparelhos como computadores, telemóveis e todos os que precisem de capacidade de computação. São compostos por milhares de milhões de minúsculos transístores – quanto mais pequenos estes forem, maior capacidade de computação é possível ter numa determinada área de chip e também mais eficientes estes se tornam em termos de consumo energético.

A escala a que estes componentes são fabricados é difícil de imaginar: um nanómetro é um milionésimo de milímetro. Actualmente, os chips têm transístores de 14 nanómetros e o sector está numa fase de mudança para transístores de 10 nanómetros. Por comparação, os vírus, cujos tamanhos variam muito, podem ter dezenas ou centenas de nanómetros de diâmetro.

O chip de sete nanómetros – um modelo ainda experimental, mas funcional – foi desenvolvido por um consórcio público-privado encabeçado pela IBM e que inclui, entre outros, o estado de Nova Iorque e a Samsung. Chegar a esta dimensão está, porém, previsto nos planos de investigação empresas concorrentes, como a Intel, e avanços tecnológicos semelhantes estão a ser tentados noutros laboratórios.

A IBM diz que esta dimensão de transístores é essencial para criar os processadores necessários num mundo em que servidores acumulam gigantescas quantidades de dados  e em que se desenvolvem computadores capazes de processar linguagem natural (a usada por humanos) e com capacidade de aprendizagem. “Peritos do sector consideram que a tecnologia de sete nanómetros é crucial para ir ao encontro das exigências previstas para o futuro da computação em nuvem e dos sistemas de big data, da computação cognitiva, dos produtos móveis e de outras tecnologias emergentes”, afirma um comunicado da empresa.

Aumentar recorrentemente a capacidade computação tem sido um mote para as empresas deste sector, que tentam seguir a chamada Lei de Moore, enunciada há cerca de 45 anos. Trata-se de uma previsão feita pelo fundador da Intel, Gordon E. Moore, segundo a qual a capacidade de computação dos processadores duplicaria a cada dois anos.

O chip anunciado pela IBM é um modelo de testes e ainda está longe de estar pronto para ser fabricado em massa.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários