Porto entra no Google Cultural Institute graças à universidade

Universidade do Porto é a primeira portuguesa com uma exposição no Google Cultural Institute. Inauguração do "Porto Património mundial" acontece a 14 de Julho

A Universidade do Porto, em parceria com a Google e o Google Cultural Institute, apresenta dia 14 de Julho, pelas 16h30, um outro olhar sobre o Centro Histórico do Porto, que passará a estar disponível aos utilizadores portugueses e do resto do mundo, à distância de um clique.

“Porto Património Mundial” é a primeira exposição virtual de uma universidade portuguesa no Google Cultural Institute, que tem vindo, desde 2011, a estabelecer parcerias com instituições e organizações de diferentes países com o objectivo de preservar e divulgar a herança cultural da humanidade.

Foi realizada pelos estudantes do Mestrado em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e resulta da pesquisa em bibliotecas e trabalho de campo. Entre centenas de fotografias foram seleccionadas 59, que confrontam o novo com o passado de uma “cidade grande com casas pequenas”.

“A capacidade de criar produtos culturais em contexto pedagógico, especialmente visível nos comentários críticos incluídos nos detalhes de cada uma das imagens, foi a motivação central deste projecto”, diz Maria Leonor Botelho, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e uma das coordenadoras do projecto, num comunicado enviado pela UP. 

Já para a Google, através das declarações da direCtora do instituto, Luizella Mazza, “é um enorme privilégio trabalhar com a Universidade do Porto, uma das mais antigas e prestigiadas de Portugal, num projecto comum que visa partilhar conhecimento e democratizar o acesso à cultura, tendo por base um local que enche de orgulho todos os portuenses e que é Património da Humanidade.”

A inauguração desta exposição virtual acontece no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto e contará com a presença do reitor da Universidade, Sebastião Feyo de Azevedo, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do director de Políticas Públicas e Representante da Google em Portugal e Espanha, Antonio Vargas, e da directora do Google Cultural Institute, Luisella Mazza.

Sugerir correcção
Comentar